ABORDAGEM DE ESPORTE E GÊNERO COMO TEMA NO ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105041 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2736 "inscrito_id" => 9580 "titulo" => "ABORDAGEM DE ESPORTE E GÊNERO COMO TEMA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este estudo aborda a relação entre esporte e gênero, reconhecendo a importância de enfrentar estereótipos, desigualdades e avanços nesse contexto. O plano de aula elaborado para o ensino médio tem como objetivo promover a reflexão sobre essas questões, considerando que os estudantes estão em um estágio crucial de formação de identidade e consciência crítica. A abordagem busca desconstruir estereótipos e preconceitos, incentivando os jovens a refletir sobre as desigualdades de gênero no esporte e seu impacto negativo nas mulheres. O plano de aula foi dividido em cinco etapas, incluindo uma introdução teórica sobre o esporte, uma discussão sobre a relação entre esporte e gênero, a apresentação de conceitos-chave como gênero, estereótipos, desigualdade de gênero e equidade no esporte, além da análise de exemplos concretos de desigualdades no esporte, como a diferença de salários entre Marta e Neymar. A atividade final da aula envolve perguntas pessoais que estimulam os alunos a pensar criticamente sobre como podem melhorar as oportunidades das mulheres no esporte e na vida, bem como eliminar as desigualdades no esporte. Os resultados demonstraram um aumento na compreensão da importância da igualdade de oportunidades e respeito às diferenças nos contextos esportivos, com os estudantes expressando o desejo de promover uma mudança de mentalidade na sociedade em relação à prática esportiva. Em resumo, a aula alcançou seus objetivos, fez com que os alunos tivessem uma reflexão crítica sobre a relação entre esporte e gênero, contribuindo para uma sociedade esportiva mais inclusiva e igualitária. Espera-se que inspire iniciativas educacionais adicionais nessa área, contribuindo para um futuro esportivo mais justo e diversificado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9580_TB2736_29102023152102.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefff@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105041 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2736 "inscrito_id" => 9580 "titulo" => "ABORDAGEM DE ESPORTE E GÊNERO COMO TEMA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este estudo aborda a relação entre esporte e gênero, reconhecendo a importância de enfrentar estereótipos, desigualdades e avanços nesse contexto. O plano de aula elaborado para o ensino médio tem como objetivo promover a reflexão sobre essas questões, considerando que os estudantes estão em um estágio crucial de formação de identidade e consciência crítica. A abordagem busca desconstruir estereótipos e preconceitos, incentivando os jovens a refletir sobre as desigualdades de gênero no esporte e seu impacto negativo nas mulheres. O plano de aula foi dividido em cinco etapas, incluindo uma introdução teórica sobre o esporte, uma discussão sobre a relação entre esporte e gênero, a apresentação de conceitos-chave como gênero, estereótipos, desigualdade de gênero e equidade no esporte, além da análise de exemplos concretos de desigualdades no esporte, como a diferença de salários entre Marta e Neymar. A atividade final da aula envolve perguntas pessoais que estimulam os alunos a pensar criticamente sobre como podem melhorar as oportunidades das mulheres no esporte e na vida, bem como eliminar as desigualdades no esporte. Os resultados demonstraram um aumento na compreensão da importância da igualdade de oportunidades e respeito às diferenças nos contextos esportivos, com os estudantes expressando o desejo de promover uma mudança de mentalidade na sociedade em relação à prática esportiva. Em resumo, a aula alcançou seus objetivos, fez com que os alunos tivessem uma reflexão crítica sobre a relação entre esporte e gênero, contribuindo para uma sociedade esportiva mais inclusiva e igualitária. Espera-se que inspire iniciativas educacionais adicionais nessa área, contribuindo para um futuro esportivo mais justo e diversificado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9580_TB2736_29102023152102.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefff@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }