EDUCAÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105021 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2712 "inscrito_id" => 4335 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "O presente trabalho aborda a relevância da educação financeira nas escolas, no qual, a temática é parte integrante de um experimento didático que será realizado pelos residentes do curso de licenciatura em matemática. O tema principal do projeto é “Educação Financeira a partir de diferentes tendências da educação matemática”. Neste contexto, busca-se através desse estudo, analisar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o assunto e como eles lidam com os desafios, observando as dificuldades e o desempenho do tema em questão. Além disso, o estudo tem como propósito explorar conceitos de matemática financeira através da resolução de problemas. Quanto à metodologia da pesquisa, o estudo parte de um experimento didático. É válido mencionar que, embora este trabalho tenha explorado uma parte do experimento, ressalta-se que o referencial teórico desempenha um papel fundamental na construção do sistema didático em andamento. A compreensão teórica está sendo essencial para orientar práticas novas, dinâmicas e efetivas no ensino da matemática. Destaca-se também, a importância do ensino-aprendizagem sobre educação financeira, enfatizando a relevância desse conhecimento em diversos contextos dos alunos. Destaca-se também a importância do uso de recursos tecnológicos adequados e da formação do educador para lidar de forma eficiente com as dificuldades relacionadas ao tema. Portanto, o trabalho busca relacionar a matemática financeira como papel fundamental para a construção do ensino sobre educação financeira, respeitando o ritmo de aprendizagem, por meio de práticas adequadas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4335_TB2712_26112023112325.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS PIAIA PESSOTTO" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateuspessotto@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105021 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2712 "inscrito_id" => 4335 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "O presente trabalho aborda a relevância da educação financeira nas escolas, no qual, a temática é parte integrante de um experimento didático que será realizado pelos residentes do curso de licenciatura em matemática. O tema principal do projeto é “Educação Financeira a partir de diferentes tendências da educação matemática”. Neste contexto, busca-se através desse estudo, analisar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o assunto e como eles lidam com os desafios, observando as dificuldades e o desempenho do tema em questão. Além disso, o estudo tem como propósito explorar conceitos de matemática financeira através da resolução de problemas. Quanto à metodologia da pesquisa, o estudo parte de um experimento didático. É válido mencionar que, embora este trabalho tenha explorado uma parte do experimento, ressalta-se que o referencial teórico desempenha um papel fundamental na construção do sistema didático em andamento. A compreensão teórica está sendo essencial para orientar práticas novas, dinâmicas e efetivas no ensino da matemática. Destaca-se também, a importância do ensino-aprendizagem sobre educação financeira, enfatizando a relevância desse conhecimento em diversos contextos dos alunos. Destaca-se também a importância do uso de recursos tecnológicos adequados e da formação do educador para lidar de forma eficiente com as dificuldades relacionadas ao tema. Portanto, o trabalho busca relacionar a matemática financeira como papel fundamental para a construção do ensino sobre educação financeira, respeitando o ritmo de aprendizagem, por meio de práticas adequadas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4335_TB2712_26112023112325.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS PIAIA PESSOTTO" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateuspessotto@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }