Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROMOÇÃO DA LEITURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES: O ATO DE LER EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105001
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2688
    "inscrito_id" => 9816
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA LEITURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES: O ATO DE LER EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Conforme Freire (1991), o indivíduo, antes de adquirir a leitura da palavra, já tem a leitura do mundo, mas está só se completa e se descortina ao sujeito se este tem o domínio da palavra. Neste movimento, é função essencial da escola, ensinar e estimular a leitura, de modo que se amplie o domínio dos níveis de leitura e escrita dos estudantes, para assim, formá-los cidadãos críticos, atuando de maneira competente e digna, condizente com seu meio social. Assim, estimular é o ponto inicial para introduzir este hábito no cotidiano dos estudantes. Nesta conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo tecer considerações acerca do Projeto “Leitura na sala de aula”, esse procurou incentivar nos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Educação Integral) da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado - Ituiutaba (MG), a aptidão para leitura, permitindo-os o acesso a informações e ao conhecimento produzido no mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID9816_TB2688_09102023123238.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANABELA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.anabela@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105001
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2688
    "inscrito_id" => 9816
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA LEITURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES: O ATO DE LER EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Conforme Freire (1991), o indivíduo, antes de adquirir a leitura da palavra, já tem a leitura do mundo, mas está só se completa e se descortina ao sujeito se este tem o domínio da palavra. Neste movimento, é função essencial da escola, ensinar e estimular a leitura, de modo que se amplie o domínio dos níveis de leitura e escrita dos estudantes, para assim, formá-los cidadãos críticos, atuando de maneira competente e digna, condizente com seu meio social. Assim, estimular é o ponto inicial para introduzir este hábito no cotidiano dos estudantes. Nesta conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo tecer considerações acerca do Projeto “Leitura na sala de aula”, esse procurou incentivar nos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Educação Integral) da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado - Ituiutaba (MG), a aptidão para leitura, permitindo-os o acesso a informações e ao conhecimento produzido no mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID9816_TB2688_09102023123238.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANABELA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.anabela@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Conforme Freire (1991), o indivíduo, antes de adquirir a leitura da palavra, já tem a leitura do mundo, mas está só se completa e se descortina ao sujeito se este tem o domínio da palavra. Neste movimento, é função essencial da escola, ensinar e estimular a leitura, de modo que se amplie o domínio dos níveis de leitura e escrita dos estudantes, para assim, formá-los cidadãos críticos, atuando de maneira competente e digna, condizente com seu meio social. Assim, estimular é o ponto inicial para introduzir este hábito no cotidiano dos estudantes. Nesta conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo tecer considerações acerca do Projeto “Leitura na sala de aula”, esse procurou incentivar nos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Educação Integral) da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado - Ituiutaba (MG), a aptidão para leitura, permitindo-os o acesso a informações e ao conhecimento produzido no mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.