EXPLORANDO DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE GENÉTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103943 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 4438 "titulo" => "EXPLORANDO DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "Este trabalho buscou analisar diversas abordagens pedagógicas com o propósito de aprimorar a compreensão de conceitos complexos no ensino de genética. A classe investigada compreende o 1º ano B do Ensino Médio, no Colégio Cívico-Militar Professor Colares, situado em Ponta Grossa, Paraná. Inicialmente, o estudo explora os desafios inerentes ao ensino de conteúdos abstratos, frequentemente acompanhados por terminologia complexa. Com o intuito de intensificar o processo de aprendizagem, foram implementadas variadas metodologias, incluindo tanto o método tradicional quanto abordagens inovadoras, como a utilização de um modelo didático da molécula de DNA, a aplicação de estratégias de gamificação por meio da plataforma WordWall e a prática da extração do DNA do morango. A metodologia empregada na pesquisa combina abordagens quali-quantitativas com ênfase na aplicabilidade prática, realizando um questionário no Google Forms para traçar um perfil de aprendizagens e dificuldades que os alunos enfrentaram no decorrer das aulas. Embora o ensino tradicional tenha demonstrado certa familiaridade aos alunos e a docente, as abordagens inovadoras permitiram maior envolvimento e compreensão por parte dos estudantes, especialmente a extração de DNA. Observou-se, no decorrer deste estudo, a importância de um suporte adicional ou de turmas com menor número de alunos para viabilizar e facilitar a implementação da diversidade das abordagens pedagógicas citadas, proporcionando novas perspectivas para o ensino de genética e sugerindo possíveis melhorias na eficácia do processo educativo durante a aplicação de práticas e distintas didáticas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4438_TB1497_20112023183843.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN MARQUES TELES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynmarquest@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103943 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 4438 "titulo" => "EXPLORANDO DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "Este trabalho buscou analisar diversas abordagens pedagógicas com o propósito de aprimorar a compreensão de conceitos complexos no ensino de genética. A classe investigada compreende o 1º ano B do Ensino Médio, no Colégio Cívico-Militar Professor Colares, situado em Ponta Grossa, Paraná. Inicialmente, o estudo explora os desafios inerentes ao ensino de conteúdos abstratos, frequentemente acompanhados por terminologia complexa. Com o intuito de intensificar o processo de aprendizagem, foram implementadas variadas metodologias, incluindo tanto o método tradicional quanto abordagens inovadoras, como a utilização de um modelo didático da molécula de DNA, a aplicação de estratégias de gamificação por meio da plataforma WordWall e a prática da extração do DNA do morango. A metodologia empregada na pesquisa combina abordagens quali-quantitativas com ênfase na aplicabilidade prática, realizando um questionário no Google Forms para traçar um perfil de aprendizagens e dificuldades que os alunos enfrentaram no decorrer das aulas. Embora o ensino tradicional tenha demonstrado certa familiaridade aos alunos e a docente, as abordagens inovadoras permitiram maior envolvimento e compreensão por parte dos estudantes, especialmente a extração de DNA. Observou-se, no decorrer deste estudo, a importância de um suporte adicional ou de turmas com menor número de alunos para viabilizar e facilitar a implementação da diversidade das abordagens pedagógicas citadas, proporcionando novas perspectivas para o ensino de genética e sugerindo possíveis melhorias na eficácia do processo educativo durante a aplicação de práticas e distintas didáticas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4438_TB1497_20112023183843.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN MARQUES TELES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynmarquest@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }