A ANTI-IMAGEM LGBTQIAP+ NAS ESCOLAS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
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Para a literatura científica, utilizaram-se referências teóricas relativas à compreensão da escola como configuração institucional pertencente aos dispositivos que fazem parte dos aparelhos ideológicos do Estado dito por Althusser; como um instrumento estruturante de violência simbólica na percepção bourdieusiana; e na sua função constitucional vinculada ao dever e prática social. A partir dessas concepções, observou-se que esse aparelho educacional está sob o domínio de classes conservadoras que reafirmam um perfil de cidadão e valores específicos, assumindo uma postura, que reverbera na tese do segundo sexo de Beauvoir, de silenciamento e exclusão das pautas LGBTQIAP+ enquanto uma anti-imagem, primeiro definida consoante aos ideais conservadores, e, em seguida a contraponto desses princípios. Assim, aponta-se a necessidade de políticas de afirmação para corpos LGBTQIAP+ para as instituições educacionais, a fim de garantir a função da escola de abranger todos os processos formativos que se desenvolvem dentro e fora de seu espaço, contemplando perspectivas receosas de docentes de sociologia LGBTQIAP+ em formação, diante de instituições educacionais estagnadas e amparadas em denegação às pautas e vivências desta comunidade." 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