ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DIÁLOGO ENTRE A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104974 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2658 "inscrito_id" => 8591 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DIÁLOGO ENTRE A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de uma oficina de capacitação em alfabetização, para futuros professores, licenciandos em pedagogia. A oficina foi planejada e realizada por uma professora da educação básica, com mais de 30 anos com experiência em alfabetização e ocorreu nas dependências da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Leopoldina/MG. Utilizou-se um ambiente lúdico preparado com referência a um ambiente alfabetizador, a oficina foi organizada em forma de roda de conversa, com debates e reflexões sobre as diferentes abordagens metodológicas de alfabetização. Partiu-se do princípio que alfabetização não é apenas um código de transcrição gráfica das unidades sonoras, mas sim um sistema que evolui historicamente, em que não se deve privilegiar apenas a mera codificação e decodificação, mas respeitar o processo de simbolização. Primeiramente foi realizado um questionamento aos acadêmicos sobre se haveria uma fórmula para se alfabetizar. Durante o desenvolvimento da oficina a professora foi mostrando para os participantes (licenciandos em pedagogia, professores, além de convidados) as diferentes possibilidades de proporcionar ao aluno da educação básica a alfabetização e o letramento. Em todos os momentos da oficina, nos debates e discussões, foram feitas referências aos diferentes pesquisadores da temática, ressaltando suas contribuições, como Magda Soares, Vygotsky, Leda V. Tfouni, Maurice Tardif, Paulo Freire, entre outros. Conclui-se que a capacitação realizada na oficina de alfabetização, no âmbito da formação inicial de professores em diálogo com a práxis de professores alfabetizadores experientes podem se tornar um importante instrumento de formação docente, conforme foi verificado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8591_TB2658_20112023181908.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLEUSA LUZIA MOREIRA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDLEUSA LUZIA M" "autor_email" => "souzaedleusa4@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104974 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2658 "inscrito_id" => 8591 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DIÁLOGO ENTRE A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de uma oficina de capacitação em alfabetização, para futuros professores, licenciandos em pedagogia. A oficina foi planejada e realizada por uma professora da educação básica, com mais de 30 anos com experiência em alfabetização e ocorreu nas dependências da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Leopoldina/MG. Utilizou-se um ambiente lúdico preparado com referência a um ambiente alfabetizador, a oficina foi organizada em forma de roda de conversa, com debates e reflexões sobre as diferentes abordagens metodológicas de alfabetização. Partiu-se do princípio que alfabetização não é apenas um código de transcrição gráfica das unidades sonoras, mas sim um sistema que evolui historicamente, em que não se deve privilegiar apenas a mera codificação e decodificação, mas respeitar o processo de simbolização. Primeiramente foi realizado um questionamento aos acadêmicos sobre se haveria uma fórmula para se alfabetizar. Durante o desenvolvimento da oficina a professora foi mostrando para os participantes (licenciandos em pedagogia, professores, além de convidados) as diferentes possibilidades de proporcionar ao aluno da educação básica a alfabetização e o letramento. Em todos os momentos da oficina, nos debates e discussões, foram feitas referências aos diferentes pesquisadores da temática, ressaltando suas contribuições, como Magda Soares, Vygotsky, Leda V. Tfouni, Maurice Tardif, Paulo Freire, entre outros. Conclui-se que a capacitação realizada na oficina de alfabetização, no âmbito da formação inicial de professores em diálogo com a práxis de professores alfabetizadores experientes podem se tornar um importante instrumento de formação docente, conforme foi verificado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8591_TB2658_20112023181908.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLEUSA LUZIA MOREIRA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDLEUSA LUZIA M" "autor_email" => "souzaedleusa4@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }