Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MOVIMENTOS, TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA1

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104908
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2585
    "inscrito_id" => 8783
    "titulo" => "MOVIMENTOS, TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA1"
    "resumo" => "O professor pesquisador é aquele que faz o movimento entre teoria e a prática. É essa ação que irá produzir conhecimento a partir de uma base conceitual e filosófica. Nesse sentido, a proposição desse trabalho está em refletir e apresentar possibilidades metodológicas para o ensino de Geografia na educação básica. o ato de ensinar e aprender a ensinar se dá num cotidiano com realidades múltiplas. Em dias atuais, nota-se a tecnologia presente na sala de aula, nas escolas e no método de ensino. Nosso olhar se direciona à escola como observatório prático onde o professor em formação tem no seu objeto de estudo e experiência um universo específico, a escola. É nesse lugar que criam, pensam, fazem e aprendem e, ainda, propõe e transforma atos metodológicos em experimentos concretos lúdicos, são processos do aprender ‘brincando’ e do saber ‘fazendo’ numa pedagogia livre e libertária (Rocha, 2007; Moran, 2015). Nesse sentido, as metodologias ativas tornam-se eficientes como ferramentas práticas e diversas na interação com os sujeitos e conteúdo do processo: professor, aluno, ciência (Bernini, 2017). É isso, atividades que integrem o aluno à construção do saber os levam a um pensamento crítico sem descolar do seu espaço (real) de vivência e de relações sociais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8783_TB2585_21112023115811.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO  GOMES DE PONTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "(Duran Maker)"
    "autor_email" => "joaopontesjr2013@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104908
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2585
    "inscrito_id" => 8783
    "titulo" => "MOVIMENTOS, TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA1"
    "resumo" => "O professor pesquisador é aquele que faz o movimento entre teoria e a prática. É essa ação que irá produzir conhecimento a partir de uma base conceitual e filosófica. Nesse sentido, a proposição desse trabalho está em refletir e apresentar possibilidades metodológicas para o ensino de Geografia na educação básica. o ato de ensinar e aprender a ensinar se dá num cotidiano com realidades múltiplas. Em dias atuais, nota-se a tecnologia presente na sala de aula, nas escolas e no método de ensino. Nosso olhar se direciona à escola como observatório prático onde o professor em formação tem no seu objeto de estudo e experiência um universo específico, a escola. É nesse lugar que criam, pensam, fazem e aprendem e, ainda, propõe e transforma atos metodológicos em experimentos concretos lúdicos, são processos do aprender ‘brincando’ e do saber ‘fazendo’ numa pedagogia livre e libertária (Rocha, 2007; Moran, 2015). Nesse sentido, as metodologias ativas tornam-se eficientes como ferramentas práticas e diversas na interação com os sujeitos e conteúdo do processo: professor, aluno, ciência (Bernini, 2017). É isso, atividades que integrem o aluno à construção do saber os levam a um pensamento crítico sem descolar do seu espaço (real) de vivência e de relações sociais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8783_TB2585_21112023115811.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO  GOMES DE PONTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "(Duran Maker)"
    "autor_email" => "joaopontesjr2013@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O professor pesquisador é aquele que faz o movimento entre teoria e a prática. É essa ação que irá produzir conhecimento a partir de uma base conceitual e filosófica. Nesse sentido, a proposição desse trabalho está em refletir e apresentar possibilidades metodológicas para o ensino de Geografia na educação básica. o ato de ensinar e aprender a ensinar se dá num cotidiano com realidades múltiplas. Em dias atuais, nota-se a tecnologia presente na sala de aula, nas escolas e no método de ensino. Nosso olhar se direciona à escola como observatório prático onde o professor em formação tem no seu objeto de estudo e experiência um universo específico, a escola. É nesse lugar que criam, pensam, fazem e aprendem e, ainda, propõe e transforma atos metodológicos em experimentos concretos lúdicos, são processos do aprender ‘brincando’ e do saber ‘fazendo’ numa pedagogia livre e libertária (Rocha, 2007; Moran, 2015). Nesse sentido, as metodologias ativas tornam-se eficientes como ferramentas práticas e diversas na interação com os sujeitos e conteúdo do processo: professor, aluno, ciência (Bernini, 2017). É isso, atividades que integrem o aluno à construção do saber os levam a um pensamento crítico sem descolar do seu espaço (real) de vivência e de relações sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.