A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104888 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2564 "inscrito_id" => 1411 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "As Metodologias Ativas vivenciadas através da Gamificação nas aulas de Educação Física, apresentam a relevância do seu uso nos processos de aprendizagem dos alunos de ensino médio. Desta forma, esta pesquisa surge para evidenciar o trabalho pedagógico dos alunos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFPE/CAV, dentro de um contexto motivador e de satisfação no que diz respeito ao aprendizado, crescimento e desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico dos discentes. Com isso, este trabalho possui o objetivo de relatar o uso da Gamificação como metodologia de ensino facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física, realizadas pelos alunos residentes, em uma escola pública no município de Vitória de Santo Antão-PE. Por meio da gamificação utilizada em aula, foi possível observar uma série de vantagens na aquisição de conhecimento quando comparada às aulas com metodologias tradicionais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1411_TB2564_29112023203337.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEMILLY YNGRED CUNHA DE MELO" "autor_nome_curto" => "WEMILLY MELO" "autor_email" => "wemillymelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104888 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2564 "inscrito_id" => 1411 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "As Metodologias Ativas vivenciadas através da Gamificação nas aulas de Educação Física, apresentam a relevância do seu uso nos processos de aprendizagem dos alunos de ensino médio. Desta forma, esta pesquisa surge para evidenciar o trabalho pedagógico dos alunos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFPE/CAV, dentro de um contexto motivador e de satisfação no que diz respeito ao aprendizado, crescimento e desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico dos discentes. Com isso, este trabalho possui o objetivo de relatar o uso da Gamificação como metodologia de ensino facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física, realizadas pelos alunos residentes, em uma escola pública no município de Vitória de Santo Antão-PE. Por meio da gamificação utilizada em aula, foi possível observar uma série de vantagens na aquisição de conhecimento quando comparada às aulas com metodologias tradicionais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1411_TB2564_29112023203337.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEMILLY YNGRED CUNHA DE MELO" "autor_nome_curto" => "WEMILLY MELO" "autor_email" => "wemillymelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }