A ORIENTAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EM FOCO: ALGUMAS REFLEXÕES E MUITAS INQUIETAÇÕES
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Tais reflexões tem como ponto de partida a experiência vivenciada na docência no Ensino Superior, no curso de Pedagogia, como professora de Estágio Supervisionado, bem como, a coordenação de área no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Observa-se que o PRP, situado na formação inicial, contempla objetivos e organização didático-pedagógica bastante assemelhados aos objetivos e organização dos estágios supervisionados obrigatórios dos cursos de Licenciatura, o que não ocorre em outros formatos de residência profissional, cursados após a graduação. Percebe-se que no PRP há um grande volume de trabalho dedicado ao planejamento e execução da intervenção (regência) e não sobra muito espaço para a leitura, a reflexão e a discussão sobre as relações teórico-práticas inerentes à formação docente. 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A partir das análises, evidencia-se que o PRP proporciona um espaço-tempo muito rico na formação inicial dos pedagogos, no qual se consolidam grandes e significativas aprendizagens. Contudo, também é possível observar que a organização e atuação dos estudantes ainda está muito voltada às aprendizagens práticas do fazer docente, em detrimento de pouco ou menor envolvimento com as questões teóricas. Verifica-se, assim, uma maior tendência à fragmentação entre a teoria e a prática, à reprodução de uma espécie de “pragmatismo pedagógico” em lugar da experiência e consolidação de uma práxis pedagógica." 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