O NOVO ENSINO MÉDIO E A EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DO “PIBID” NA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104749 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2404 "inscrito_id" => 3709 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO E A EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DO “PIBID” NA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI" "resumo" => "Este trabalho é fruto da experiência na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na zona urbana de Palmeira dos Índios/AL, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) no ano de 2023. A pesquisa discute as adversidades da reforma do Ensino Médio, previsto na lei 13.415/2017, que modificou o agrupamento dos componentes curriculares e ampliou a carga horária mínima de 800 horas anuais para 1000 horas. As referências teóricas adotadas foram Ferretti (2018) que questiona a qualidade da educação derivada da reforma e critica os interesses políticos e econômicos beneficiados com a lei, Ribeiro (2020) que traz um foco maior aos itinerários formativos, Gonçalves e Reyes (2019) no qual analisa as mudanças curriculares do Novo Ensino Médio (NEM) e no artigo de Silva e Diógenes (2020) que aborda a implementação do NEM no estado de Alagoas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em artigos e dissertação dos autores citados anteriormente, com auxílio do Google Acadêmico. A pesquisa de observação de participante segundo Malinowski (1978), pois o programa possibilitou a atuação em sala de aula. Contou com o auxílio de entrevistas feitas de forma online, inspiradas no conceito de “entrevista estruturada” de Gil (1999). Ao desenvolver do trabalho é apresentado a insatisfação de alunos e professores em relação a reforma e conta com propostas de melhorias partindo do entendimento dos docentes e discentes. Como a reorganização das disciplinas, reivindicação de uma infraestrutura adequada e a formação necessária possibilitando aos professores lecionarem as trilhas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3709_TB2404_20112023162647.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA CECÍLIA FERREIRA DINIZ" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nathalia.diniz.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104749 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2404 "inscrito_id" => 3709 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO E A EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DO “PIBID” NA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI" "resumo" => "Este trabalho é fruto da experiência na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na zona urbana de Palmeira dos Índios/AL, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) no ano de 2023. A pesquisa discute as adversidades da reforma do Ensino Médio, previsto na lei 13.415/2017, que modificou o agrupamento dos componentes curriculares e ampliou a carga horária mínima de 800 horas anuais para 1000 horas. As referências teóricas adotadas foram Ferretti (2018) que questiona a qualidade da educação derivada da reforma e critica os interesses políticos e econômicos beneficiados com a lei, Ribeiro (2020) que traz um foco maior aos itinerários formativos, Gonçalves e Reyes (2019) no qual analisa as mudanças curriculares do Novo Ensino Médio (NEM) e no artigo de Silva e Diógenes (2020) que aborda a implementação do NEM no estado de Alagoas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em artigos e dissertação dos autores citados anteriormente, com auxílio do Google Acadêmico. A pesquisa de observação de participante segundo Malinowski (1978), pois o programa possibilitou a atuação em sala de aula. Contou com o auxílio de entrevistas feitas de forma online, inspiradas no conceito de “entrevista estruturada” de Gil (1999). Ao desenvolver do trabalho é apresentado a insatisfação de alunos e professores em relação a reforma e conta com propostas de melhorias partindo do entendimento dos docentes e discentes. Como a reorganização das disciplinas, reivindicação de uma infraestrutura adequada e a formação necessária possibilitando aos professores lecionarem as trilhas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3709_TB2404_20112023162647.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA CECÍLIA FERREIRA DINIZ" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nathalia.diniz.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }