A ÉTICA EM PERSPECTIVA NA PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE JÚRI-SIMULADO NA DISCIPLINA DE ÉTICA E CIDADANIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104680 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2323 "inscrito_id" => 8715 "titulo" => "A ÉTICA EM PERSPECTIVA NA PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE JÚRI-SIMULADO NA DISCIPLINA DE ÉTICA E CIDADANIA" "resumo" => "O objetivo desta publicação é relatar a estratégia de júri-simulado como um expediente que torna possível refletir sobre a ética na prática docente. A fim de levantar as questões pertinentes para realizar essa estratégia, debruçamo-nos sobre um estudo de caso que versa sobre uma possível aprovação indevida de uma aluna do 3.º ano do Ensino Médio, o que permite debate sobre a conduta ética do professor nesse contexto. A base teórica é formada por proposições de Kant (2005), Aristóteles (1973), Oliveira (2004), Silva, Ishii e Krasilchik (2020) e Brasil (1996). Esta é uma pesquisa qualitativa (Bortoni-Ricardo, 2008), comprometida com a práxis freiriana (Freire, 2013), de cunho exploratório (Gil, 2002) e com encaminhamento metodológico da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso (Gil, 2002, p. 55), cujas estratégias voltaram-se para o júri-simulado (Anastasiou; Alves, 2004). Por fim, após a análise da situação em questão, consideramos que a atitude do professor foi ética, tendo em vista concepções de ética aristotélica comprometida com a felicidade interposta às concepções e reflexões teóricas kantianas, que versam sobre a ligação entre a ética e a razão, e a interpretação da atividade docente proposta por Silva, Ishii e Krasilchik (2020)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8715_TB2323_14112023101232.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAISA FERNANDA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "MAISA" "autor_email" => "maisacunha@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104680 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2323 "inscrito_id" => 8715 "titulo" => "A ÉTICA EM PERSPECTIVA NA PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE JÚRI-SIMULADO NA DISCIPLINA DE ÉTICA E CIDADANIA" "resumo" => "O objetivo desta publicação é relatar a estratégia de júri-simulado como um expediente que torna possível refletir sobre a ética na prática docente. A fim de levantar as questões pertinentes para realizar essa estratégia, debruçamo-nos sobre um estudo de caso que versa sobre uma possível aprovação indevida de uma aluna do 3.º ano do Ensino Médio, o que permite debate sobre a conduta ética do professor nesse contexto. A base teórica é formada por proposições de Kant (2005), Aristóteles (1973), Oliveira (2004), Silva, Ishii e Krasilchik (2020) e Brasil (1996). Esta é uma pesquisa qualitativa (Bortoni-Ricardo, 2008), comprometida com a práxis freiriana (Freire, 2013), de cunho exploratório (Gil, 2002) e com encaminhamento metodológico da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso (Gil, 2002, p. 55), cujas estratégias voltaram-se para o júri-simulado (Anastasiou; Alves, 2004). Por fim, após a análise da situação em questão, consideramos que a atitude do professor foi ética, tendo em vista concepções de ética aristotélica comprometida com a felicidade interposta às concepções e reflexões teóricas kantianas, que versam sobre a ligação entre a ética e a razão, e a interpretação da atividade docente proposta por Silva, Ishii e Krasilchik (2020)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8715_TB2323_14112023101232.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAISA FERNANDA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "MAISA" "autor_email" => "maisacunha@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }