ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DOS JOGOS PEDAGÓGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104658 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2298 "inscrito_id" => 8818 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DOS JOGOS PEDAGÓGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência referente às vivências dentro de sala de aula, das Residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntamente com a Preceptora, em uma turma de 1º\u{A0} ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. Em que foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita, com base nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e com o uso de recursos como jogos educativos, vídeos e revistas, que objetivaram despertar a curiosidade e a imaginação das crianças com atividades lúdicas e prazerosas, no sentido de incentivar o processo de leitura e escrita, provocando a produção de conhecimentos e conceitos consolidados. No decorrer do Projeto, fomos realizando diversas atividades utilizando os jogos pedagógicos feitos com materiais recicláveis com os quais dialogamos com as crianças a construção desses jogos e os seus objetivos. Através dos materiais pedagógicos foi possível perceber que as crianças se sentem mais instigadas a participar efetivamente das atividades envolvendo a alfabetização e o letramento. A metodologia utilizada para construção deste trabalho foi o relato de experiência, apoiado nos referenciais teóricos de Chateau(1987), Niles e Socha (2015), Piaget (1964), Alves (2004), Ferreiro (2004) e Malaguzzi(2018). O uso dos jogos trouxe resultados significativos, houve uma melhora no processo de leitura e escrita das crianças, possibilitou trabalhar com diferentes níveis de dificuldade, permitiu a cooperação entre as crianças, e estimulou uma maior interação e participação da turma." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8818_TB2298_14112023194356.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ARCELINO DIAS" "autor_nome_curto" => "ISABEL ARCELINO" "autor_email" => "isabel.dias@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104658 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2298 "inscrito_id" => 8818 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DOS JOGOS PEDAGÓGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência referente às vivências dentro de sala de aula, das Residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntamente com a Preceptora, em uma turma de 1º\u{A0} ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. Em que foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita, com base nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e com o uso de recursos como jogos educativos, vídeos e revistas, que objetivaram despertar a curiosidade e a imaginação das crianças com atividades lúdicas e prazerosas, no sentido de incentivar o processo de leitura e escrita, provocando a produção de conhecimentos e conceitos consolidados. No decorrer do Projeto, fomos realizando diversas atividades utilizando os jogos pedagógicos feitos com materiais recicláveis com os quais dialogamos com as crianças a construção desses jogos e os seus objetivos. Através dos materiais pedagógicos foi possível perceber que as crianças se sentem mais instigadas a participar efetivamente das atividades envolvendo a alfabetização e o letramento. A metodologia utilizada para construção deste trabalho foi o relato de experiência, apoiado nos referenciais teóricos de Chateau(1987), Niles e Socha (2015), Piaget (1964), Alves (2004), Ferreiro (2004) e Malaguzzi(2018). O uso dos jogos trouxe resultados significativos, houve uma melhora no processo de leitura e escrita das crianças, possibilitou trabalhar com diferentes níveis de dificuldade, permitiu a cooperação entre as crianças, e estimulou uma maior interação e participação da turma." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8818_TB2298_14112023194356.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ARCELINO DIAS" "autor_nome_curto" => "ISABEL ARCELINO" "autor_email" => "isabel.dias@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }