Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID NA VISÃO DOS PROFESSORES SUPERVISORES: O IMPORTÂNCIA DA IMERSÃO MEDIADA NA/PARA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104498
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 9414
    "titulo" => "O PIBID NA VISÃO DOS PROFESSORES SUPERVISORES: O IMPORTÂNCIA DA IMERSÃO MEDIADA NA/PARA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Nesse relato, apresentamos a visão de dois professores, autores do trabalho, que atuam como supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), nas áreas de Biologia e Matemática, numa escola pública federal em Belo Horizonte, orientando ao todo, 16 bolsistas, todos eles discentes da mesma Instituição Superior de Ensino (IES), cursando os cursos de Licenciatura em Biologia ou em Matemática. Levamos em consideração o papel do supervisor apontado no decreto federal que dispõe sobre o Programa, assim como nossas experiências na docência, para retratar a importância do diálogo aproximado entre supervisão, coordenação de área e pibidianos, afim de que o trabalho de acompanhamento mediado dos futuros professores, se traduza em uma formação que leve em consideração aspectos que mobilizem teoria e prática, numa perspectiva de imersão compreensiva dos seus cenário de atuação e carreira profissional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9414_TB2119_19112023123948.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA APARECIDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.aparecida.f@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104498
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 9414
    "titulo" => "O PIBID NA VISÃO DOS PROFESSORES SUPERVISORES: O IMPORTÂNCIA DA IMERSÃO MEDIADA NA/PARA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Nesse relato, apresentamos a visão de dois professores, autores do trabalho, que atuam como supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), nas áreas de Biologia e Matemática, numa escola pública federal em Belo Horizonte, orientando ao todo, 16 bolsistas, todos eles discentes da mesma Instituição Superior de Ensino (IES), cursando os cursos de Licenciatura em Biologia ou em Matemática. Levamos em consideração o papel do supervisor apontado no decreto federal que dispõe sobre o Programa, assim como nossas experiências na docência, para retratar a importância do diálogo aproximado entre supervisão, coordenação de área e pibidianos, afim de que o trabalho de acompanhamento mediado dos futuros professores, se traduza em uma formação que leve em consideração aspectos que mobilizem teoria e prática, numa perspectiva de imersão compreensiva dos seus cenário de atuação e carreira profissional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9414_TB2119_19112023123948.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA APARECIDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.aparecida.f@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Nesse relato, apresentamos a visão de dois professores, autores do trabalho, que atuam como supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), nas áreas de Biologia e Matemática, numa escola pública federal em Belo Horizonte, orientando ao todo, 16 bolsistas, todos eles discentes da mesma Instituição Superior de Ensino (IES), cursando os cursos de Licenciatura em Biologia ou em Matemática. Levamos em consideração o papel do supervisor apontado no decreto federal que dispõe sobre o Programa, assim como nossas experiências na docência, para retratar a importância do diálogo aproximado entre supervisão, coordenação de área e pibidianos, afim de que o trabalho de acompanhamento mediado dos futuros professores, se traduza em uma formação que leve em consideração aspectos que mobilizem teoria e prática, numa perspectiva de imersão compreensiva dos seus cenário de atuação e carreira profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.