O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E IMPORTÂNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104495 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2116 "inscrito_id" => 3985 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E IMPORTÂNCIA" "resumo" => "O artigo trata sobre a prática de três estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná ao longo do Programa da Residência Pedagógica (PRP), realizado no ano de 2022/2023. Tem por objetivo discorrer sobre a importância e contribuições do PRP na formação inicial e continuada dos professores, a qual oportuniza estudantes de cursos de licenciatura a vivenciarem o ambiente escolar num movimento de práxis, e contribuir com os docentes já licenciados a continuação de suas formações. A investigação do artigo é realizada a partir da observação participante e da intervenção pedagógica na turma de terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coletivamente com a professora preceptora da escola localizada em Curitiba-PR. A metodologia adotada prevê a pesquisa qualitativa bibliográfica, em que serão utilizados materiais acadêmicos preexistentes para embasar a pesquisa. O referencial teórico deste trabalho está ancorado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), fundamentada no marxismo, observando o trabalho docente como mediador do conhecimento científico. Dessa forma, para as autoras, o PRP é uma política para que os estudantes das licenciaturas consigam conhecer a realidade escolar e as práticas pedagógicas que nela acontecem, compreendendo as propostas dos docentes em sala de aula e, também, socializando conhecimentos para colaborar com a formação continuada, que possibilita docentes já licenciados a avançar academicamente em sua área de formação." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3985_TB2116_14112023221203.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLENDA RIBEIRO MOSER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Glenda Moser" "autor_email" => "glendaribeiroms@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104495 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2116 "inscrito_id" => 3985 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E IMPORTÂNCIA" "resumo" => "O artigo trata sobre a prática de três estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná ao longo do Programa da Residência Pedagógica (PRP), realizado no ano de 2022/2023. Tem por objetivo discorrer sobre a importância e contribuições do PRP na formação inicial e continuada dos professores, a qual oportuniza estudantes de cursos de licenciatura a vivenciarem o ambiente escolar num movimento de práxis, e contribuir com os docentes já licenciados a continuação de suas formações. A investigação do artigo é realizada a partir da observação participante e da intervenção pedagógica na turma de terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coletivamente com a professora preceptora da escola localizada em Curitiba-PR. A metodologia adotada prevê a pesquisa qualitativa bibliográfica, em que serão utilizados materiais acadêmicos preexistentes para embasar a pesquisa. O referencial teórico deste trabalho está ancorado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), fundamentada no marxismo, observando o trabalho docente como mediador do conhecimento científico. Dessa forma, para as autoras, o PRP é uma política para que os estudantes das licenciaturas consigam conhecer a realidade escolar e as práticas pedagógicas que nela acontecem, compreendendo as propostas dos docentes em sala de aula e, também, socializando conhecimentos para colaborar com a formação continuada, que possibilita docentes já licenciados a avançar academicamente em sua área de formação." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3985_TB2116_14112023221203.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLENDA RIBEIRO MOSER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Glenda Moser" "autor_email" => "glendaribeiroms@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }