O USO DA TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MULTIPLICAÇÃO NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103207 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 1495 "titulo" => "O USO DA TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MULTIPLICAÇÃO NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "O uso do lúdico em sala de aula para ensinar matemática pode proporcionar entretenimento, prazer, diversão e aprendizagem. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo descrever como a Torre de Hanói foi utilizada para ensinar multiplicação em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município Marabá, no estado do Pará. Usamos a pesquisa qualitativa, usando os relatos de experiência e os diários de bordo elaborados durante oito aulas, no mês de junho de 2023. Como referencial teórico, utilizamos os seguintes autores e documentos: Fonseca e Gualandi (2020),Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Pontes (2019), Ribas (2016), Sousa (2015) e Minayo (2007). Concluímos que a Torre de Hanói, como recurso didático, é um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, pois possibilita a obtenção de resultados satisfatórios quanto à compreensão da multiplicação presente em situações-problema. Além disso, percebemos que ao incorporá-la no ensino da multiplicação, os alunos ficaram mais motivados e engajados em aprender, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e agradável." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1495_TB619_16112023214940.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guisantosrodrigues2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103207 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 1495 "titulo" => "O USO DA TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MULTIPLICAÇÃO NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "O uso do lúdico em sala de aula para ensinar matemática pode proporcionar entretenimento, prazer, diversão e aprendizagem. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo descrever como a Torre de Hanói foi utilizada para ensinar multiplicação em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município Marabá, no estado do Pará. Usamos a pesquisa qualitativa, usando os relatos de experiência e os diários de bordo elaborados durante oito aulas, no mês de junho de 2023. Como referencial teórico, utilizamos os seguintes autores e documentos: Fonseca e Gualandi (2020),Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Pontes (2019), Ribas (2016), Sousa (2015) e Minayo (2007). Concluímos que a Torre de Hanói, como recurso didático, é um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, pois possibilita a obtenção de resultados satisfatórios quanto à compreensão da multiplicação presente em situações-problema. Além disso, percebemos que ao incorporá-la no ensino da multiplicação, os alunos ficaram mais motivados e engajados em aprender, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e agradável." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1495_TB619_16112023214940.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guisantosrodrigues2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }