Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFGOIANO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO RECICLAGEM E COMPOSTAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102826
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 3807
    "titulo" => "PRÁTICAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFGOIANO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO RECICLAGEM E COMPOSTAGEM"
    "resumo" => "Este texto busca apresentar algumas práticas formativas desenvolvidas com residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto biologia, do IFGoiano, Campus Rio Verde, na perspectiva do projeto institucional na e para a pesquisa na formação inicial de professores. O projeto desenvolvido na escola campo do PRP, denominado “Reciclagem e compostagem” revelou-se necessário face ao consumo exagerado de lixo e a necessidade de passar o conhecimento do que fazer com estes resíduos, especialmente os orgânicos. O projeto foi desenvolvido por meio do planejamento de diferentes ações, incluindo aulas ministradas sobre a temática do projeto e a prática de construção das composteiras com os estudantes da escola campo do PRP. No decorrer do projeto foi possível notar o despertar do interesse dos estudantes da escola campo quanto a temática tratada, assim como pode-se motivá-los a construir uma composteira feita de garrafa pet, para ser utilizada na horta da própria escola. Os resultados da aplicação do projeto, relatados nos portfólios dos residentes, indicam que projetos como este promovem práticas formativas efetivas para a formação dos licenciandos, pois os aproximam da realidade vivenciada na escola de Educação Básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3807_TB197_18112023210913.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELLY DE MEDEIROS CORREA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELLY"
    "autor_email" => "mirelly.medeirosc@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102826
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 3807
    "titulo" => "PRÁTICAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFGOIANO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO RECICLAGEM E COMPOSTAGEM"
    "resumo" => "Este texto busca apresentar algumas práticas formativas desenvolvidas com residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto biologia, do IFGoiano, Campus Rio Verde, na perspectiva do projeto institucional na e para a pesquisa na formação inicial de professores. O projeto desenvolvido na escola campo do PRP, denominado “Reciclagem e compostagem” revelou-se necessário face ao consumo exagerado de lixo e a necessidade de passar o conhecimento do que fazer com estes resíduos, especialmente os orgânicos. O projeto foi desenvolvido por meio do planejamento de diferentes ações, incluindo aulas ministradas sobre a temática do projeto e a prática de construção das composteiras com os estudantes da escola campo do PRP. No decorrer do projeto foi possível notar o despertar do interesse dos estudantes da escola campo quanto a temática tratada, assim como pode-se motivá-los a construir uma composteira feita de garrafa pet, para ser utilizada na horta da própria escola. Os resultados da aplicação do projeto, relatados nos portfólios dos residentes, indicam que projetos como este promovem práticas formativas efetivas para a formação dos licenciandos, pois os aproximam da realidade vivenciada na escola de Educação Básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3807_TB197_18112023210913.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELLY DE MEDEIROS CORREA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELLY"
    "autor_email" => "mirelly.medeirosc@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto busca apresentar algumas práticas formativas desenvolvidas com residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto biologia, do IFGoiano, Campus Rio Verde, na perspectiva do projeto institucional na e para a pesquisa na formação inicial de professores. O projeto desenvolvido na escola campo do PRP, denominado “Reciclagem e compostagem” revelou-se necessário face ao consumo exagerado de lixo e a necessidade de passar o conhecimento do que fazer com estes resíduos, especialmente os orgânicos. O projeto foi desenvolvido por meio do planejamento de diferentes ações, incluindo aulas ministradas sobre a temática do projeto e a prática de construção das composteiras com os estudantes da escola campo do PRP. No decorrer do projeto foi possível notar o despertar do interesse dos estudantes da escola campo quanto a temática tratada, assim como pode-se motivá-los a construir uma composteira feita de garrafa pet, para ser utilizada na horta da própria escola. Os resultados da aplicação do projeto, relatados nos portfólios dos residentes, indicam que projetos como este promovem práticas formativas efetivas para a formação dos licenciandos, pois os aproximam da realidade vivenciada na escola de Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.