FINANCIAMENTO DO PIBID: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104347 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1952 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "FINANCIAMENTO DO PIBID: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com finalidade de estimular a formação de professores para a educação básica em nível superior, tomando a iniciação à docência, o reconhecimento do contexto escolar e a articulação teoria e prática como fundamentos para tal qualificação. Financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a partir da concessão de bolsas e criado em 2007, passou nos últimos anos por inúmeras mudanças, o tempo para a sua execução, que era de um (1) ano, por exemplo, passou a ser prorrogado por mais um (1), em 2007, e em 2013, para quarenta e oito meses (48 meses), chegando ao atual período de dezoito meses (18), nos editais de 2018 à 2022. Contudo, esse cenário também registrou outras alterações entre elas as que caracterizam seu aporte financeiro: recurso disponibilizado para a execução do edital, número de instituições a serem contempladas, valor concedido por bolsa e verba de custeio. Desse modo, o artigo em tela apresenta o resultado de uma análise do financiamento do programa a partir do estudo dos oito (8) editais da Capes de 2007 a 2022. Trata-se de um recorte de um estudo de âmbito maior sobre o programa, que entende a importância do financiamento para viabilizar as ações previstas e alcançar suas finalidades. Subentende-se que uma formação de professores sólida precisa de investimentos a fim de possibilitar aquisição de novos conhecimentos e ricas e inovadoras experiências." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1002_TB1952_26112023183042.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARTINS TIGRE" "autor_nome_curto" => "Diana Martins T" "autor_email" => "dtigre55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104347 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1952 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "FINANCIAMENTO DO PIBID: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com finalidade de estimular a formação de professores para a educação básica em nível superior, tomando a iniciação à docência, o reconhecimento do contexto escolar e a articulação teoria e prática como fundamentos para tal qualificação. Financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a partir da concessão de bolsas e criado em 2007, passou nos últimos anos por inúmeras mudanças, o tempo para a sua execução, que era de um (1) ano, por exemplo, passou a ser prorrogado por mais um (1), em 2007, e em 2013, para quarenta e oito meses (48 meses), chegando ao atual período de dezoito meses (18), nos editais de 2018 à 2022. Contudo, esse cenário também registrou outras alterações entre elas as que caracterizam seu aporte financeiro: recurso disponibilizado para a execução do edital, número de instituições a serem contempladas, valor concedido por bolsa e verba de custeio. Desse modo, o artigo em tela apresenta o resultado de uma análise do financiamento do programa a partir do estudo dos oito (8) editais da Capes de 2007 a 2022. Trata-se de um recorte de um estudo de âmbito maior sobre o programa, que entende a importância do financiamento para viabilizar as ações previstas e alcançar suas finalidades. Subentende-se que uma formação de professores sólida precisa de investimentos a fim de possibilitar aquisição de novos conhecimentos e ricas e inovadoras experiências." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1002_TB1952_26112023183042.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARTINS TIGRE" "autor_nome_curto" => "Diana Martins T" "autor_email" => "dtigre55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }