TORNAR-SE PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM ESTUDO NARRATIVO PRELIMINAR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104315 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1919 "inscrito_id" => 4516 "titulo" => "TORNAR-SE PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM ESTUDO NARRATIVO PRELIMINAR" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar como a observação e participação ativas na escola, por meio do Programa Residência Pedagógica, podem contribuir para a formação docente. A pesquisa foi realizada com residentes participantes de um núcleo de Química de uma Universidade Pública localizada na cidade de Niterói/RJ, que escreveram sobre suas experiências vivenciadas na Residência Pedagógica em um Diário de Bordo. O trabalho se enquadra na perspectiva de pesquisa qualitativa, cuja abordagem utilizada foi a pesquisa narrativa sociocultural, pautada nos pressupostos de Rosseto e Bolzan (2019). Além disso, as narrativas elaboradas sobre a experiência vivenciada foram tratadas à luz de Jorge Larrosa (2002), que compreende a educação a partir do par “experiência e sentido”. Os resultados indicam que a observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, podem contribuir significativamente para a formação docente. Os residentes relataram que a Residência Pedagógica proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de experiências, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática docente. A abordagem afetiva foi um tema recorrente nas narrativas e foi destacada como um aspecto importante na formação docente, pois permite que o professor reflita sobre suas emoções e sentimentos em relação à prática pedagógica, o que pode contribuir para uma educação mais libertadora, justa e solidária em acordo com a pedagogia freiriana. Em suma, a pesquisa evidencia a importância da observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, para a formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4516_TB1919_20112023120736.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME PEREIRA WAACK" "autor_nome_curto" => "Guilherme Waack" "autor_email" => "gwaack@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104315 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1919 "inscrito_id" => 4516 "titulo" => "TORNAR-SE PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM ESTUDO NARRATIVO PRELIMINAR" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar como a observação e participação ativas na escola, por meio do Programa Residência Pedagógica, podem contribuir para a formação docente. A pesquisa foi realizada com residentes participantes de um núcleo de Química de uma Universidade Pública localizada na cidade de Niterói/RJ, que escreveram sobre suas experiências vivenciadas na Residência Pedagógica em um Diário de Bordo. O trabalho se enquadra na perspectiva de pesquisa qualitativa, cuja abordagem utilizada foi a pesquisa narrativa sociocultural, pautada nos pressupostos de Rosseto e Bolzan (2019). Além disso, as narrativas elaboradas sobre a experiência vivenciada foram tratadas à luz de Jorge Larrosa (2002), que compreende a educação a partir do par “experiência e sentido”. Os resultados indicam que a observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, podem contribuir significativamente para a formação docente. Os residentes relataram que a Residência Pedagógica proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de experiências, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática docente. A abordagem afetiva foi um tema recorrente nas narrativas e foi destacada como um aspecto importante na formação docente, pois permite que o professor reflita sobre suas emoções e sentimentos em relação à prática pedagógica, o que pode contribuir para uma educação mais libertadora, justa e solidária em acordo com a pedagogia freiriana. Em suma, a pesquisa evidencia a importância da observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, para a formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4516_TB1919_20112023120736.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME PEREIRA WAACK" "autor_nome_curto" => "Guilherme Waack" "autor_email" => "gwaack@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }