A RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DA SALA REFERÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104232 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1825 "inscrito_id" => 5647 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DA SALA REFERÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Como devem ser pensados e organizados os espaços na Educação Infantil? De que forma estes ambientes repercutem na jornada e possibilitam ou constrangem a autonomia dos bebês e crianças de uma EMEI? Essas foram algumas das inquietações e discussões realizadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) e levaram alunos (as) residentes, professoras preceptoras e docente orientadora a pensarem em uma ressignificação do espaço da sala referência, para que esse ambiente fosse reestruturado com as crianças. Para isso, foi necessário ouvir as crianças e, desse modo, planejar o espaço com a participação delas. Neste artigo será relatado o que foi realizado até o momento a partir da proposta levantada pelos integrantes do PRP e quais são os próximos passos desta organização pedagógica. Carla Rinaldi (2017), Madalena Freire (1996) e Maria da Graça Souza Horn (2017) fazem discussões acerca da organização do espaço na Educação Infantil e defendem a construção de propostas que tenham a criança como centralidade. Os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil (DNCEIs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam a importância dessa organização e fundamentam nossa ação. O desenvolvimento desta proposta é um passo importante no longo processo de transformação do conjunto das práticas educativas que integra o espaço e materialidades na composição do ambiente e relações na EMEI. Um processo rumo à construção de uma pedagogia da infância junto com as crianças e suas famílias." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5647_TB1825_19112023161708.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA ALVES BONFIM" "autor_nome_curto" => "Ana Claudia" "autor_email" => "claudia.bomfim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104232 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1825 "inscrito_id" => 5647 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DA SALA REFERÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Como devem ser pensados e organizados os espaços na Educação Infantil? De que forma estes ambientes repercutem na jornada e possibilitam ou constrangem a autonomia dos bebês e crianças de uma EMEI? Essas foram algumas das inquietações e discussões realizadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) e levaram alunos (as) residentes, professoras preceptoras e docente orientadora a pensarem em uma ressignificação do espaço da sala referência, para que esse ambiente fosse reestruturado com as crianças. Para isso, foi necessário ouvir as crianças e, desse modo, planejar o espaço com a participação delas. Neste artigo será relatado o que foi realizado até o momento a partir da proposta levantada pelos integrantes do PRP e quais são os próximos passos desta organização pedagógica. Carla Rinaldi (2017), Madalena Freire (1996) e Maria da Graça Souza Horn (2017) fazem discussões acerca da organização do espaço na Educação Infantil e defendem a construção de propostas que tenham a criança como centralidade. Os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil (DNCEIs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam a importância dessa organização e fundamentam nossa ação. O desenvolvimento desta proposta é um passo importante no longo processo de transformação do conjunto das práticas educativas que integra o espaço e materialidades na composição do ambiente e relações na EMEI. Um processo rumo à construção de uma pedagogia da infância junto com as crianças e suas famílias." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5647_TB1825_19112023161708.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA ALVES BONFIM" "autor_nome_curto" => "Ana Claudia" "autor_email" => "claudia.bomfim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }