A IMPORTÂNCIA DA IMERSÃO DAS DISCENTES NO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LICENCIATURA EM TURISMO EAD DA UFRRJ: NÚCLEO FAETEC–ETE HVM DE SAQUAREMA/RJ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104092 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1670 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA IMERSÃO DAS DISCENTES NO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LICENCIATURA EM TURISMO EAD DA UFRRJ: NÚCLEO FAETEC–ETE HVM DE SAQUAREMA/RJ" "resumo" => "O presente relato de experiência na modalidade artigo descreve a vivência de residentes do subprojeto do curso de Licenciatura em Turismo EaD (Ensino a Distância), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES 2022-24. O relato detalha atividades desenvolvidas na FAETEC Escola Técnica Estadual (ETE) Helber Vignoli Muniz (HVM) - escola-campo situada no município de Saquarema, estado do Rio de Janeiro. Este teve como objetivo geral relatar as atividades e ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito do subprojeto nas categorias das ações pedagógicas, Preparação e Plano de Aula. A metodologia constitui uma pesquisa qualitativa e descritiva que consiste nos elementos da experiência das residentes do núcleo, durante as duas primeiras fases do subprojeto. Os principais resultados dessa experiência neste primeiro e segundo módulo do RP destacam a importância da ambientação e da regência no contexto educacional para a articulação das aprendizagens teórico-práticas fundamentais na formação de professores e o desenvolvimento de habilidades e competências dos licenciandos para o exercício docente na área, repercutindo em estudos, pesquisas e trabalhos interdisciplinares." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID281_TB1670_22112023104856.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NURIMAR GUIMARÃES DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Nury Rodrigues" "autor_email" => "nuluan3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104092 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1670 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA IMERSÃO DAS DISCENTES NO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LICENCIATURA EM TURISMO EAD DA UFRRJ: NÚCLEO FAETEC–ETE HVM DE SAQUAREMA/RJ" "resumo" => "O presente relato de experiência na modalidade artigo descreve a vivência de residentes do subprojeto do curso de Licenciatura em Turismo EaD (Ensino a Distância), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES 2022-24. O relato detalha atividades desenvolvidas na FAETEC Escola Técnica Estadual (ETE) Helber Vignoli Muniz (HVM) - escola-campo situada no município de Saquarema, estado do Rio de Janeiro. Este teve como objetivo geral relatar as atividades e ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito do subprojeto nas categorias das ações pedagógicas, Preparação e Plano de Aula. A metodologia constitui uma pesquisa qualitativa e descritiva que consiste nos elementos da experiência das residentes do núcleo, durante as duas primeiras fases do subprojeto. Os principais resultados dessa experiência neste primeiro e segundo módulo do RP destacam a importância da ambientação e da regência no contexto educacional para a articulação das aprendizagens teórico-práticas fundamentais na formação de professores e o desenvolvimento de habilidades e competências dos licenciandos para o exercício docente na área, repercutindo em estudos, pesquisas e trabalhos interdisciplinares." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID281_TB1670_22112023104856.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NURIMAR GUIMARÃES DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Nury Rodrigues" "autor_email" => "nuluan3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }