A HISTÓRIA QUE A CIÊNCIA NÃO CONTA: O ESTUDO DO CORPO HUMANO SOB UMA PERSPECTIVA SOCIAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104076 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1651 "inscrito_id" => 1685 "titulo" => "A HISTÓRIA QUE A CIÊNCIA NÃO CONTA: O ESTUDO DO CORPO HUMANO SOB UMA PERSPECTIVA SOCIAL" "resumo" => "Tendo em vista a heterogeneidade no ambiente escolar, nota-se que o processo de ensino-aprendizagem é atravessado pelo contexto social dos estudantes. Neste sentido, entende-se que a educação tem como foco principal contornar as disparidades sociais, por meio da formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes do espaço em que seus corpos ocupam na sociedade, de acordo com os marcadores sociais que carregam. Argumentamos que é necessária uma nova maneira de ministrar os conteúdos relacionados a biologia, visando um ensino de ciências capaz de promover a quebra de preconceitos por meio da arte, cultura e afetividade. Sob esta ótica objetivou-se analisar a percepção dos estudantes sobre o próprio corpo e identidade, antes e após regências sobre o tema corpo humano, numa perspectiva ampliada, a fim de colocar em evidência os corpos que, em geral, são socialmente excluídos. A base teórica conceitual adotada ancorou-se nas ideias de Oliveira (2019); Queiroz (2019) e Teixeira (2019). Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo das atividades e materiais produzidos pelos estudantes a partir de Projetos Temáticos. Conclui-se que os estudantes não possuem uma percepção crítica sobre o próprio corpo e o contexto social em que estão inseridos, o que interfere na construção de suas identidades. Desse modo, é necessário repensar o ensino de Ciências, a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que vise o acolhimento à diversidade social e valorização desses grupos, ampliando a visão do corpo como uma construção biopsicossocial." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1685_TB1651_19112023184023.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE DIAS BARROSO" "autor_nome_curto" => "JULIANE BARROSO" "autor_email" => "juliane.barroso@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104076 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1651 "inscrito_id" => 1685 "titulo" => "A HISTÓRIA QUE A CIÊNCIA NÃO CONTA: O ESTUDO DO CORPO HUMANO SOB UMA PERSPECTIVA SOCIAL" "resumo" => "Tendo em vista a heterogeneidade no ambiente escolar, nota-se que o processo de ensino-aprendizagem é atravessado pelo contexto social dos estudantes. Neste sentido, entende-se que a educação tem como foco principal contornar as disparidades sociais, por meio da formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes do espaço em que seus corpos ocupam na sociedade, de acordo com os marcadores sociais que carregam. Argumentamos que é necessária uma nova maneira de ministrar os conteúdos relacionados a biologia, visando um ensino de ciências capaz de promover a quebra de preconceitos por meio da arte, cultura e afetividade. Sob esta ótica objetivou-se analisar a percepção dos estudantes sobre o próprio corpo e identidade, antes e após regências sobre o tema corpo humano, numa perspectiva ampliada, a fim de colocar em evidência os corpos que, em geral, são socialmente excluídos. A base teórica conceitual adotada ancorou-se nas ideias de Oliveira (2019); Queiroz (2019) e Teixeira (2019). Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo das atividades e materiais produzidos pelos estudantes a partir de Projetos Temáticos. Conclui-se que os estudantes não possuem uma percepção crítica sobre o próprio corpo e o contexto social em que estão inseridos, o que interfere na construção de suas identidades. Desse modo, é necessário repensar o ensino de Ciências, a fim de promover um processo de ensino-aprendizagem que vise o acolhimento à diversidade social e valorização desses grupos, ampliando a visão do corpo como uma construção biopsicossocial." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1685_TB1651_19112023184023.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE DIAS BARROSO" "autor_nome_curto" => "JULIANE BARROSO" "autor_email" => "juliane.barroso@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }