(DES)CONFORTO TÉRMICO NA SALA DE AULA: EXPLORANDO SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104074 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 4591 "titulo" => "(DES)CONFORTO TÉRMICO NA SALA DE AULA: EXPLORANDO SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo objetivou refletir sobre a relação entre (des)conforto térmico e a sua influência na efetivação do processo e nos resultados de aprendizagem, como também, identificar a partir da visão dos estudantes o que deve ser feito para minimizar os impactos desse desconforto na sala de aula. Sabe-se que o conforto térmico tem relação direta com a qualidade de vida das pessoas, ao passo que ocorre a evolução da sociedade, se intensifica a necessidade de estar em ambientes mais confortáveis e que promovam bem-estar. Por vez, a aprendizagem se implementa na relação direta com diversos fatores, dentre os quais está o (des)conforto térmico, que nem sempre está ligado a temperatura ambiental, via de regra, a ausência de circulação de ar causa a sensação de angústia gerada em detrimento do calor. Sabe-se que, mesmo em condições desfavoráveis, o processo de aprendizagem se efetiva, mas também, é comprovado através de pesquisas, que há uma queda nesta performance. Neste sentido, através deste estudo, foi constatado que o desconto térmico prejudica o desempenho dos estudantes, provocando prejuízos na aprendizagem, falta de concentração, inquietação, dentre outros. A pesquisa foi realizada numa Escola Estadual – Patos - PB. Foi aplicado com os estudantes, um questionário através da ferramenta Google Forms. Como aporte teórico, foi realizado um levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: MOURA 2008, KOWALTOWSKI 2001, GARCIA 1985." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID4591_TB1649_30092023171250.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SUELEIDE CASTRO" "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104074 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 4591 "titulo" => "(DES)CONFORTO TÉRMICO NA SALA DE AULA: EXPLORANDO SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo objetivou refletir sobre a relação entre (des)conforto térmico e a sua influência na efetivação do processo e nos resultados de aprendizagem, como também, identificar a partir da visão dos estudantes o que deve ser feito para minimizar os impactos desse desconforto na sala de aula. Sabe-se que o conforto térmico tem relação direta com a qualidade de vida das pessoas, ao passo que ocorre a evolução da sociedade, se intensifica a necessidade de estar em ambientes mais confortáveis e que promovam bem-estar. Por vez, a aprendizagem se implementa na relação direta com diversos fatores, dentre os quais está o (des)conforto térmico, que nem sempre está ligado a temperatura ambiental, via de regra, a ausência de circulação de ar causa a sensação de angústia gerada em detrimento do calor. Sabe-se que, mesmo em condições desfavoráveis, o processo de aprendizagem se efetiva, mas também, é comprovado através de pesquisas, que há uma queda nesta performance. Neste sentido, através deste estudo, foi constatado que o desconto térmico prejudica o desempenho dos estudantes, provocando prejuízos na aprendizagem, falta de concentração, inquietação, dentre outros. A pesquisa foi realizada numa Escola Estadual – Patos - PB. Foi aplicado com os estudantes, um questionário através da ferramenta Google Forms. Como aporte teórico, foi realizado um levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: MOURA 2008, KOWALTOWSKI 2001, GARCIA 1985." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID4591_TB1649_30092023171250.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SUELEIDE CASTRO" "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }