Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTANCIA DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DAS CIENCIAS DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL EM RORAIMA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104048
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 5042
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DAS CIENCIAS DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL EM RORAIMA"
    "resumo" => "A formação superior indígena sempre foi uma reivindicação dos povos indígenas em Roraima. Na Universidade Federal de Roraima são 22 cursos que atendem essa demanda. A perspectiva dessa formação se baseia-se na interdisciplinaridade, Interculturalidade, no bilinguismo e que valorize os conhecimentos tradicionais. O Curso de Licenciatura Intercultural tem sido eficiente quando após o processo de formação intercultural desses acadêmicos, permite que os mesmos voltem e atuem como professores, gestores nas escolas. O programa residência pedagógica, veio para fortalecer a formação superior indígena na UFRR. O programa que tem como finalidade inserir o acadêmico de licenciatura no chão da sala de aula, referenda a formação indígena, onde os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem na universidade. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a eficiência do programa residência dentro do subprojeto CN Intercultural. Nossas atividades tem sido desenvolvidas em diversos espaços formais como laboratórios de ensino de ciências, de informática e também espaços não formais como bosques, unidades de conservação, e demais aulas de campos que estamos desenvolvendo. Nossos resultados são baseados nos produtos gerados e que impactam na formação do acadêmico indígena. Destacamos a quantidade e qualidade dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) que são oriundos das orientações dos subprojetos, destacando os materiais didáticos, como as cartilhas, guias de campo, modelo didáticos, produções visuais como os experimentos realizados nas escolas indígenas, baseado nos conhecimentos da física, da matemática, da biologia assim como jogos didáticos como de dominó, tabuleiros, além das atividades lúdicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5042_TB1620_28092023172905.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SOUZA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "maryinsikrr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104048
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 5042
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DAS CIENCIAS DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL EM RORAIMA"
    "resumo" => "A formação superior indígena sempre foi uma reivindicação dos povos indígenas em Roraima. Na Universidade Federal de Roraima são 22 cursos que atendem essa demanda. A perspectiva dessa formação se baseia-se na interdisciplinaridade, Interculturalidade, no bilinguismo e que valorize os conhecimentos tradicionais. O Curso de Licenciatura Intercultural tem sido eficiente quando após o processo de formação intercultural desses acadêmicos, permite que os mesmos voltem e atuem como professores, gestores nas escolas. O programa residência pedagógica, veio para fortalecer a formação superior indígena na UFRR. O programa que tem como finalidade inserir o acadêmico de licenciatura no chão da sala de aula, referenda a formação indígena, onde os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem na universidade. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a eficiência do programa residência dentro do subprojeto CN Intercultural. Nossas atividades tem sido desenvolvidas em diversos espaços formais como laboratórios de ensino de ciências, de informática e também espaços não formais como bosques, unidades de conservação, e demais aulas de campos que estamos desenvolvendo. Nossos resultados são baseados nos produtos gerados e que impactam na formação do acadêmico indígena. Destacamos a quantidade e qualidade dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) que são oriundos das orientações dos subprojetos, destacando os materiais didáticos, como as cartilhas, guias de campo, modelo didáticos, produções visuais como os experimentos realizados nas escolas indígenas, baseado nos conhecimentos da física, da matemática, da biologia assim como jogos didáticos como de dominó, tabuleiros, além das atividades lúdicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5042_TB1620_28092023172905.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SOUZA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "maryinsikrr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A formação superior indígena sempre foi uma reivindicação dos povos indígenas em Roraima. Na Universidade Federal de Roraima são 22 cursos que atendem essa demanda. A perspectiva dessa formação se baseia-se na interdisciplinaridade, Interculturalidade, no bilinguismo e que valorize os conhecimentos tradicionais. O Curso de Licenciatura Intercultural tem sido eficiente quando após o processo de formação intercultural desses acadêmicos, permite que os mesmos voltem e atuem como professores, gestores nas escolas. O programa residência pedagógica, veio para fortalecer a formação superior indígena na UFRR. O programa que tem como finalidade inserir o acadêmico de licenciatura no chão da sala de aula, referenda a formação indígena, onde os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem na universidade. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a eficiência do programa residência dentro do subprojeto CN Intercultural. Nossas atividades tem sido desenvolvidas em diversos espaços formais como laboratórios de ensino de ciências, de informática e também espaços não formais como bosques, unidades de conservação, e demais aulas de campos que estamos desenvolvendo. Nossos resultados são baseados nos produtos gerados e que impactam na formação do acadêmico indígena. Destacamos a quantidade e qualidade dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) que são oriundos das orientações dos subprojetos, destacando os materiais didáticos, como as cartilhas, guias de campo, modelo didáticos, produções visuais como os experimentos realizados nas escolas indígenas, baseado nos conhecimentos da física, da matemática, da biologia assim como jogos didáticos como de dominó, tabuleiros, além das atividades lúdicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.