UTILIZAÇÃO DO JOGO POTES BIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104035 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 626 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO POTES BIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da aplicação de um jogo denominado potes biológicos ao processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio nas aulas de biologia. O jogo consiste em estimular os estudantes a lançar bolinhas em direção aos potes com perguntas de diversos assuntos relacionados à biologia. Sorteada a pergunta, os alunos são incentivados a questionarem, revisarem e compararem o que sabem com o colocado em discussão. O jogo conta com uma diversidade de perguntas, incluindo verdadeiro/falso, e questionamentos simples/complexos do cotidiano dos participantes. A atividade proposta tinha como meta instigar nos estudantes a articulação de diferentes saberes para chegar a respostas e abranger um espectro amplo de tópicos biológicos. O referencial teórico tem como base teorias socioconstrutivistas que destacam a importância da interação social e da reflexão no processo de aprendizado. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) por bolsistas do PIBID de biologia da UFRPE. A metodologia utilizada propõe a estimulação do pensamento crítico e revisão de conceitos de forma didática e participativa dos estudantes. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de observação participantes e o diálogo com os educandos sobre suas respostas durante a atividade. Os principais resultados evidenciaram que os educandos foram estimulados a questionar os seus conhecimentos prévios, buscaram respostas e refletiram de forma colaborativa. Além disso, o jogo oportunizou aos estudantes revisarem temas já vistos em sala de aula de forma lúdica e prazerosa." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID626_TB1604_27092023134627.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA" "autor_email" => "camiladocpereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104035 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 626 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO POTES BIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da aplicação de um jogo denominado potes biológicos ao processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio nas aulas de biologia. O jogo consiste em estimular os estudantes a lançar bolinhas em direção aos potes com perguntas de diversos assuntos relacionados à biologia. Sorteada a pergunta, os alunos são incentivados a questionarem, revisarem e compararem o que sabem com o colocado em discussão. O jogo conta com uma diversidade de perguntas, incluindo verdadeiro/falso, e questionamentos simples/complexos do cotidiano dos participantes. A atividade proposta tinha como meta instigar nos estudantes a articulação de diferentes saberes para chegar a respostas e abranger um espectro amplo de tópicos biológicos. O referencial teórico tem como base teorias socioconstrutivistas que destacam a importância da interação social e da reflexão no processo de aprendizado. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) por bolsistas do PIBID de biologia da UFRPE. A metodologia utilizada propõe a estimulação do pensamento crítico e revisão de conceitos de forma didática e participativa dos estudantes. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de observação participantes e o diálogo com os educandos sobre suas respostas durante a atividade. Os principais resultados evidenciaram que os educandos foram estimulados a questionar os seus conhecimentos prévios, buscaram respostas e refletiram de forma colaborativa. Além disso, o jogo oportunizou aos estudantes revisarem temas já vistos em sala de aula de forma lúdica e prazerosa." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID626_TB1604_27092023134627.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA" "autor_email" => "camiladocpereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }