O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS COMO CAMINHO PARA O MULTILETRAMENTO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103476 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 942 "inscrito_id" => 2010 "titulo" => "O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS COMO CAMINHO PARA O MULTILETRAMENTO" "resumo" => "O resumo expandido tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada na oficina realizada em formato online dentro do Programa Residência Pedagógica, buscando mostrar como o estudo dos gêneros textuais atuam como caminho para o multiletramento, a partir do uso de aparatos tecnológicos para a efetivação das atividades propostas, cujo foco dos gêneros concentra-se no diário e na carta pessoal. Como aporte teórico essa pesquisa fundamentou-se em Marcuschi (2007) para abordagem dos gêneros textuais e sua necessidade de estudo e em Rojo e Moura (2012) atentando-se para a contribuição do estudo das novas maneiras de multiletramento. Como metodologia, tem-se uma pesquisa de abordagem qualitativa por ocupar-se de aspectos sociais e comportamentais de modo subjetivo. A pesquisa possibilitou a compreensão do estudo dos gêneros como um fator contribuinte para a interação e aquisição da leitura e escrita e, sobretudo, a aquisição do multiletramento. Conclui-se, portanto, que os gêneros textuais e a forma como são discutidos em sala de aula, contribuem de maneira positiva para o multiletramento e a comunicação e efetivação da linguagem no meio social." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2010_TB942_20112023071626.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTIA CIBELLE COSTA BATISTA/ CYNTIA CIBELLE" "autor_nome_curto" => "CYNTIA CIBELLE" "autor_email" => "cyntiacibelle@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103476 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 942 "inscrito_id" => 2010 "titulo" => "O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS COMO CAMINHO PARA O MULTILETRAMENTO" "resumo" => "O resumo expandido tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada na oficina realizada em formato online dentro do Programa Residência Pedagógica, buscando mostrar como o estudo dos gêneros textuais atuam como caminho para o multiletramento, a partir do uso de aparatos tecnológicos para a efetivação das atividades propostas, cujo foco dos gêneros concentra-se no diário e na carta pessoal. Como aporte teórico essa pesquisa fundamentou-se em Marcuschi (2007) para abordagem dos gêneros textuais e sua necessidade de estudo e em Rojo e Moura (2012) atentando-se para a contribuição do estudo das novas maneiras de multiletramento. Como metodologia, tem-se uma pesquisa de abordagem qualitativa por ocupar-se de aspectos sociais e comportamentais de modo subjetivo. A pesquisa possibilitou a compreensão do estudo dos gêneros como um fator contribuinte para a interação e aquisição da leitura e escrita e, sobretudo, a aquisição do multiletramento. Conclui-se, portanto, que os gêneros textuais e a forma como são discutidos em sala de aula, contribuem de maneira positiva para o multiletramento e a comunicação e efetivação da linguagem no meio social." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2010_TB942_20112023071626.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTIA CIBELLE COSTA BATISTA/ CYNTIA CIBELLE" "autor_nome_curto" => "CYNTIA CIBELLE" "autor_email" => "cyntiacibelle@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }