O ENSINO E PRÁTICA DE ESPORTES NO CONTRATURNO E NO TURNO INVERSO: DESAFIOS E CONQUISTAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104022 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 4456 "titulo" => "O ENSINO E PRÁTICA DE ESPORTES NO CONTRATURNO E NO TURNO INVERSO: DESAFIOS E CONQUISTAS" "resumo" => "O ensino de esportes na educação básica é um desafio para os professores de EFI no Brasil, ainda mais quando se fala do contraturno e turno inverso. Dessa forma, considerando as barreiras socioeconômicas, cria-se uma necessidade de ofertar ainda mais outras oportunidades de aprendizado para os alunos a fim de enaltecer o sentimento de pertencimento entre o aluno e a escola. Esse trabalho tem como justificativa, diminuir a evasão e aumentar a frequência escolar, bem como, expandir a prática de esportes dentro do espaço da escola. Os objetivos do estudo foram relatar as dificuldades de ensino no contraturno e turno inverso; incentivar a prática de esportes para os alunos; aumentar a frequência escolar; melhorar as condições de saúde e segurança dos discente. O estudo foi realizado entre os meses de abril a agosto de 2023, foram ofertadas oficinas de xadrez, futsal, atletismo, jogos e brincadeiras, como também auxílio nos jogos escolares. Foram atendidos aproximadamente 50 alunos do ensino fundamental de uma escola de Uruguaiana-RS, que é constituída de uma má infraestrutura em relação aos espaços para esporte. Os seguintes resultados foram extraídos do estudo: os alunos eram fisicamente ativos; o projeto teve uma adesão significativa dos alunos; a escola sagrou-se campeã da etapa municipal do JERGS; os alunos que participaram do projeto continuaram ativos na instituição de ensino. Portanto, a prática de esporte na escola, fora das aulas de EFI, é uma ferramenta indispensável para fortalecer o pertencimento e sobrepor as dificuldades de ensino dos alunos com a escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4456_TB1587_26092023184106.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA SCOT" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "josescot.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104022 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 4456 "titulo" => "O ENSINO E PRÁTICA DE ESPORTES NO CONTRATURNO E NO TURNO INVERSO: DESAFIOS E CONQUISTAS" "resumo" => "O ensino de esportes na educação básica é um desafio para os professores de EFI no Brasil, ainda mais quando se fala do contraturno e turno inverso. Dessa forma, considerando as barreiras socioeconômicas, cria-se uma necessidade de ofertar ainda mais outras oportunidades de aprendizado para os alunos a fim de enaltecer o sentimento de pertencimento entre o aluno e a escola. Esse trabalho tem como justificativa, diminuir a evasão e aumentar a frequência escolar, bem como, expandir a prática de esportes dentro do espaço da escola. Os objetivos do estudo foram relatar as dificuldades de ensino no contraturno e turno inverso; incentivar a prática de esportes para os alunos; aumentar a frequência escolar; melhorar as condições de saúde e segurança dos discente. O estudo foi realizado entre os meses de abril a agosto de 2023, foram ofertadas oficinas de xadrez, futsal, atletismo, jogos e brincadeiras, como também auxílio nos jogos escolares. Foram atendidos aproximadamente 50 alunos do ensino fundamental de uma escola de Uruguaiana-RS, que é constituída de uma má infraestrutura em relação aos espaços para esporte. Os seguintes resultados foram extraídos do estudo: os alunos eram fisicamente ativos; o projeto teve uma adesão significativa dos alunos; a escola sagrou-se campeã da etapa municipal do JERGS; os alunos que participaram do projeto continuaram ativos na instituição de ensino. Portanto, a prática de esporte na escola, fora das aulas de EFI, é uma ferramenta indispensável para fortalecer o pertencimento e sobrepor as dificuldades de ensino dos alunos com a escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4456_TB1587_26092023184106.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA SCOT" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "josescot.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }