A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103352 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 5514 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA" "resumo" => "Este estudo busca apresentar os resultados das observações realizadas nas turmas de Ensino Fundamental, de uma escola localizada no município de Cianorte-PR, durante as atividades do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Durante as observações foi possível presenciar vários momentos de contação de histórias realizada pelos professores. Neste sentido, o texto versa sobre a importância delas como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o processo de alfabetização. A pesquisa estruturou-se por meio da seleção bibliográfica pertinente ao tema de estudo, utilizando materiais disponibilizados em plataformas acadêmicas, onde foram elencados estudos de Klein e Schafaschek (1990), Abramovich (1997) e Vieira (2026), assim como nas experiências vividas durante o período de observação do Programa Residência Pedagógica, nas quais foi possível observar práticas de contação de histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio deste estudo e do conteúdo exposto neste trabalho, pode-se afirmar que a contação de histórias auxilia na formação humana e, dessa forma, deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar a fim de desenvolver a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura entre diversas outras habilidades humanas, além de contribuir no processo de aprendizagem e socialização da criança." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5514_TB790_31082023103526.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.claudia.dasilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103352 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 5514 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA" "resumo" => "Este estudo busca apresentar os resultados das observações realizadas nas turmas de Ensino Fundamental, de uma escola localizada no município de Cianorte-PR, durante as atividades do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Durante as observações foi possível presenciar vários momentos de contação de histórias realizada pelos professores. Neste sentido, o texto versa sobre a importância delas como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o processo de alfabetização. A pesquisa estruturou-se por meio da seleção bibliográfica pertinente ao tema de estudo, utilizando materiais disponibilizados em plataformas acadêmicas, onde foram elencados estudos de Klein e Schafaschek (1990), Abramovich (1997) e Vieira (2026), assim como nas experiências vividas durante o período de observação do Programa Residência Pedagógica, nas quais foi possível observar práticas de contação de histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio deste estudo e do conteúdo exposto neste trabalho, pode-se afirmar que a contação de histórias auxilia na formação humana e, dessa forma, deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar a fim de desenvolver a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura entre diversas outras habilidades humanas, além de contribuir no processo de aprendizagem e socialização da criança." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5514_TB790_31082023103526.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.claudia.dasilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }