ALÉM DOS MUROS ESCOLARES: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE E DO BAIRRO COMO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104003 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1567 "inscrito_id" => 1942 "titulo" => "ALÉM DOS MUROS ESCOLARES: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE E DO BAIRRO COMO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA" "resumo" => "Este relato compreende a perspectiva de bairro como uma unidade espacial complexa, permeada por interações sociais, diversidade cultural e divisões políticas, sendo a escola um dos espaços públicos de destaque na socialização dos jovens. Com isso, entende-se a escola como um importante agente de transformação social do bairro, porém que também recebe influência do contexto externo. Levando-se em consideração que os estudantes carregam consigo vivências, valores, crenças e perspectivas de mundo em comum com sua comunidade, realizamos um levantamento de informações sobre o bairro da escola em que iríamos atuar no contexto do PIBID Biologia UFBA. Tais atividades tiveram como objetivo conhecer o contexto sociocultural dos estudantes de modo a subsidiar o planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas e formativas na escola. Com essas informações desenvolvemos um infográfico que foi compartilhado, durante a Jornada Pedagógica da escola com os docentes, promovendo uma rica troca de conhecimentos sobre o bairro e espaço escolar. A partir da vivência enquanto bolsista do PIBID foi possível relacionar a teoria com a prática de forma bastante profunda, experienciando por observação como fatores externos podem influenciar no cotidiano da escola. Um dos elementos observados foi a violência escolar, sendo o tráfico de drogas na escola um notável vetor desses episódios. Dada a influência mútua entre escola e bairro, e o potencial da escola como agente de mudança social, as atividades escolares podem gerar oportunidades para catalisar transformações sociais significativas, contudo, sem creditar à escola a resolução imediata de problemas sociais graves que invadem o ambiente escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1942_TB1567_20112023215449.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "FILIPE BATISTA" "autor_email" => "lype.sab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104003 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1567 "inscrito_id" => 1942 "titulo" => "ALÉM DOS MUROS ESCOLARES: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE E DO BAIRRO COMO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA" "resumo" => "Este relato compreende a perspectiva de bairro como uma unidade espacial complexa, permeada por interações sociais, diversidade cultural e divisões políticas, sendo a escola um dos espaços públicos de destaque na socialização dos jovens. Com isso, entende-se a escola como um importante agente de transformação social do bairro, porém que também recebe influência do contexto externo. Levando-se em consideração que os estudantes carregam consigo vivências, valores, crenças e perspectivas de mundo em comum com sua comunidade, realizamos um levantamento de informações sobre o bairro da escola em que iríamos atuar no contexto do PIBID Biologia UFBA. Tais atividades tiveram como objetivo conhecer o contexto sociocultural dos estudantes de modo a subsidiar o planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas e formativas na escola. Com essas informações desenvolvemos um infográfico que foi compartilhado, durante a Jornada Pedagógica da escola com os docentes, promovendo uma rica troca de conhecimentos sobre o bairro e espaço escolar. A partir da vivência enquanto bolsista do PIBID foi possível relacionar a teoria com a prática de forma bastante profunda, experienciando por observação como fatores externos podem influenciar no cotidiano da escola. Um dos elementos observados foi a violência escolar, sendo o tráfico de drogas na escola um notável vetor desses episódios. Dada a influência mútua entre escola e bairro, e o potencial da escola como agente de mudança social, as atividades escolares podem gerar oportunidades para catalisar transformações sociais significativas, contudo, sem creditar à escola a resolução imediata de problemas sociais graves que invadem o ambiente escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1942_TB1567_20112023215449.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "FILIPE BATISTA" "autor_email" => "lype.sab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }