ESCOLA, FAMÍLIA E PSICOLOGIA: A POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO NA TRANSIÇÃO ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103967 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1522 "inscrito_id" => 6939 "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E PSICOLOGIA: A POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO NA TRANSIÇÃO ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL" "resumo" => "A pesquisa terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a família e instituição em valorizar o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalham utilizando a experiência que obtém em contato com a rotina escolar, já que a criança que apresenta dificuldade em adaptar-se à escola, que pode desenvolver reações emocionais, como o estresse, o medo e a ansiedade. O objetivo investigará as obras que abordam a parceria entre os pais e a escola acerca do período adaptativo dos estudantes, como uma forma de refletir que um momento ímpar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Para isto, a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica, com um material específico e de literaturas especializadas na área em questão, tais como: Balaban (1988); Barbosa (2006); Machado (1996); Vygotsky (2003). A construção do diálogo é uma ferramenta preciosa na hora de oferecer as condições adequadas para os educandos, que pode contribuir para a confiança, autonomia e inclusão. O objeto permitirá conhecer um conjunto de tópicos: o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil; a contribuição da família no período adaptativo dos filhos na escola; a parceria da escola e do docente com os pais na construção de um ensino significativo que acolha, cuide e eduque. Concluiu-se que, o colégio precisa buscar a constante articulação com a família, além de planejar as ações junto com os demais agentes educacionais e a fornecer uma estrutura ampla de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6939_TB1522_17112023074825.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENJAMIM MACHADO DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "BENJAMIM" "autor_email" => "bmon.contato.01@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103967 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1522 "inscrito_id" => 6939 "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E PSICOLOGIA: A POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO NA TRANSIÇÃO ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL" "resumo" => "A pesquisa terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a família e instituição em valorizar o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalham utilizando a experiência que obtém em contato com a rotina escolar, já que a criança que apresenta dificuldade em adaptar-se à escola, que pode desenvolver reações emocionais, como o estresse, o medo e a ansiedade. O objetivo investigará as obras que abordam a parceria entre os pais e a escola acerca do período adaptativo dos estudantes, como uma forma de refletir que um momento ímpar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Para isto, a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica, com um material específico e de literaturas especializadas na área em questão, tais como: Balaban (1988); Barbosa (2006); Machado (1996); Vygotsky (2003). A construção do diálogo é uma ferramenta preciosa na hora de oferecer as condições adequadas para os educandos, que pode contribuir para a confiança, autonomia e inclusão. O objeto permitirá conhecer um conjunto de tópicos: o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil; a contribuição da família no período adaptativo dos filhos na escola; a parceria da escola e do docente com os pais na construção de um ensino significativo que acolha, cuide e eduque. Concluiu-se que, o colégio precisa buscar a constante articulação com a família, além de planejar as ações junto com os demais agentes educacionais e a fornecer uma estrutura ampla de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6939_TB1522_17112023074825.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENJAMIM MACHADO DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "BENJAMIM" "autor_email" => "bmon.contato.01@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }