CADÊ O CARBOIDRATO QUE ESTAVA AQUI? CONTEXTUALIZANDO A FERMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
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Diante da grande dificuldade dos alunos, principalmente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em compreender as reações bioquímicas desses processos, a experimentação e a contextualização, abordando esses assuntos de forma participativa e investigativa, cria um vínculo entre o estudante e o conhecimento bioquímico, trazendo significado. Este relato descreve a vivência prática de uma experiência científica na construção do aprendizado, desenvolvendo o pensamento científico sobre a importância dos microrganismos para os seres humanos, em uma turma de EJA. Foi desenvolvida uma sequência didática investigativa, composta por quatro aulas, em que a problemática foi apresentada na primeira aula, gerando uma pergunta norteadora para as aulas seguintes, quando os alunos fizeram experimentos sem o conhecimento prévio dos resultados esperados. A partir das observações e dos dados obtidos, os alunos voltaram à pergunta inicial, para a qual propuseram, juntos, uma resposta. 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