RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA REGÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103267 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 5628 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA REGÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas na regência da sequência didática, em uma escola municipal de ensino fundamental, que atende do 1° ao 5° ano, por meio do programa da residência pedagógica, enquanto aluna de Licenciatura do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marilia. Além disso, este resumo expandido traz a reflexão através do relato de experiência desta atividade de regência vivenciada em sala de aula, sobre a importância da articulação entre teoria e prática, a troca de experiências com os professores docentes já formados e experientes e a troca e o aprendizado entre aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno que o processo do ensino e a aprendizagem proporciona. Outro ponto que merece destaque, é o de que como os saberes da prática enriquece o conhecimento de um professor em formação e o quanto esta vivência aprofundada em sala de aula, que o PRP proporciona , faz toda a diferença na formação da identidade do futuro professor. A regência das aulas, mostrou como é difícil para um professor, principalmente aqueles que estão iniciando sua carreira , controlar e administrar o tempo de aula, seja quando o que foi planejado precisaria de mais tempo para ser executado, seja para usar o tempo que foi estipulado para tal atividade, sem que sobre tempo livre. Por fim, no decorrer da atividade foi possível perceber o quanto as crianças nos ensinam e nos surpreendem, seja em coisas mínimas ou em atividades mais complexas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5628_TB693_20112023140032.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Karen Cristina" "autor_email" => "karen.c.oliveira@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103267 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 5628 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA REGÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas na regência da sequência didática, em uma escola municipal de ensino fundamental, que atende do 1° ao 5° ano, por meio do programa da residência pedagógica, enquanto aluna de Licenciatura do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marilia. Além disso, este resumo expandido traz a reflexão através do relato de experiência desta atividade de regência vivenciada em sala de aula, sobre a importância da articulação entre teoria e prática, a troca de experiências com os professores docentes já formados e experientes e a troca e o aprendizado entre aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno que o processo do ensino e a aprendizagem proporciona. Outro ponto que merece destaque, é o de que como os saberes da prática enriquece o conhecimento de um professor em formação e o quanto esta vivência aprofundada em sala de aula, que o PRP proporciona , faz toda a diferença na formação da identidade do futuro professor. A regência das aulas, mostrou como é difícil para um professor, principalmente aqueles que estão iniciando sua carreira , controlar e administrar o tempo de aula, seja quando o que foi planejado precisaria de mais tempo para ser executado, seja para usar o tempo que foi estipulado para tal atividade, sem que sobre tempo livre. Por fim, no decorrer da atividade foi possível perceber o quanto as crianças nos ensinam e nos surpreendem, seja em coisas mínimas ou em atividades mais complexas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5628_TB693_20112023140032.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Karen Cristina" "autor_email" => "karen.c.oliveira@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }