ADAPTAÇÃO DO JOGO “TAPA CERTO” COMO MATERIAL ALTERNATIVO PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES ORG NICAS: APLICAÇÃO EM TURMA DO ENSINO SUPERIOR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103683 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1201 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO JOGO “TAPA CERTO” COMO MATERIAL ALTERNATIVO PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES ORG NICAS: APLICAÇÃO EM TURMA DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Na área de Ciências da Natureza, especificamente no ensino de Química, na abordagem tradicional, o professor expõe o conteúdo e o aluno é apenas receptor do conhecimento, prevalecendo, assim, a transmissão e reprodução do conteúdo e não a construção do aprendizado. A inserção de metodologias ativas busca chamar a atenção dos alunos e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva, os jogos lúdicos são um exemplo, quando objetivados para a educação, buscando o protagonismo dos alunos no processo de construção do seu conhecimento, desenvolvendo o seu cognitivo com elementos motivadores e facilitadores dos processos ensino-aprendizagem. Possuindo público alvo os alunos da turma de Química Geral e Orgânica, na Universidade Estadual do Ceará, o presente trabalho trata-se da adaptação do jogo infantil “Tapa Certo” (Estrela?), construído em uma plataforma virtual, e, em seguida, impresso e plastificado. Chamado “Tapa Funções”, o jogo aborda o conteúdo de funções orgânicas e conta com 34 cartas, divididas em duplas, sendo uma carta com o nome da função e outra com uma estrutura que representa a função. Os dados obtidos mostram que 100% dos alunos afirmaram que a dinâmica do jogo auxilia na fixação e associação do conteúdo, além de exercitar a mente; 100% dos alunos também afirmaram que o conteúdo abordado correspondeu bem ao estilo do jogo. Contudo, o jogo quando equilibrado entre o brincar e aprender, além de ser bem recebido pelos alunos, atinge os objetivos pretendidos de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID530_TB1201_17112023210848.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IANE SANTOS" "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103683 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1201 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO JOGO “TAPA CERTO” COMO MATERIAL ALTERNATIVO PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES ORG NICAS: APLICAÇÃO EM TURMA DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Na área de Ciências da Natureza, especificamente no ensino de Química, na abordagem tradicional, o professor expõe o conteúdo e o aluno é apenas receptor do conhecimento, prevalecendo, assim, a transmissão e reprodução do conteúdo e não a construção do aprendizado. A inserção de metodologias ativas busca chamar a atenção dos alunos e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva, os jogos lúdicos são um exemplo, quando objetivados para a educação, buscando o protagonismo dos alunos no processo de construção do seu conhecimento, desenvolvendo o seu cognitivo com elementos motivadores e facilitadores dos processos ensino-aprendizagem. Possuindo público alvo os alunos da turma de Química Geral e Orgânica, na Universidade Estadual do Ceará, o presente trabalho trata-se da adaptação do jogo infantil “Tapa Certo” (Estrela?), construído em uma plataforma virtual, e, em seguida, impresso e plastificado. Chamado “Tapa Funções”, o jogo aborda o conteúdo de funções orgânicas e conta com 34 cartas, divididas em duplas, sendo uma carta com o nome da função e outra com uma estrutura que representa a função. Os dados obtidos mostram que 100% dos alunos afirmaram que a dinâmica do jogo auxilia na fixação e associação do conteúdo, além de exercitar a mente; 100% dos alunos também afirmaram que o conteúdo abordado correspondeu bem ao estilo do jogo. Contudo, o jogo quando equilibrado entre o brincar e aprender, além de ser bem recebido pelos alunos, atinge os objetivos pretendidos de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID530_TB1201_17112023210848.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IANE SANTOS" "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }