A PERFORMANCE NA ESCOLA ANTE A PREPONDERÂNCIA DA POLIVALÊNCIA NO ENSINO DE TEATRO: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA?
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103640 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1148 "inscrito_id" => 6948 "titulo" => "A PERFORMANCE NA ESCOLA ANTE A PREPONDERÂNCIA DA POLIVALÊNCIA NO ENSINO DE TEATRO: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA?" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre a performance enquanto linguagem (Cohen, 2002; Fabião, 2009) tangível ao universo escolar, como uma perspectiva pedagógica para o ensino de Teatro ante a preponderância da polivalência (Almeida Júnior, 2013; Piegaz, 2015), concepção pedagógica vigente nas escolas das cidades de Ouro Preto (MG) e Mariana (MG); uma constatação a partir do meu lugar de fala (Ribeiro, 2017) como professor das disciplinas de estágio, dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e coordenador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Artes Cênicas, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no estado de Minas Gerais. A abordagem indaga sobre as contribuições da performance como uma perspectiva pedagógica, para a escola (Martins,2017) e o trabalho docente, tanto de bolsistas, quanto de professores/supervisores do referido programa, uma vez que esta linguagem articula-se na relação espaço/corpo e/ou realidade/presença, para além do caráter ficcional inerente ao teatro. Nesse sentido, por sua fluidez, se configura como um entre-lugar (Bhabha, 2013) capaz de promover outro tipo de senda para a formação docente, bem como a discente, estimulando outros debates e pontos de vista. Nesta reflexão, a performance é compreendida em suas dimensões, teórica e prática, como potência artística a instigar o PIBID ARTES 2022/2023 (bolsistas e supervisores) à investigação pedagógica e estética na escola para além dos limites da polivalência, problematizando o corpo como base do conhecimento (Gicovate, 2001), através da concepção de corporeidade (Assmann, 1994,1996,1998)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6948_TB1148_20112023163112.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACEVESMORENO FLORES PIEGAZ" "autor_nome_curto" => "ACEVES MORENO" "autor_email" => "ace.cenicas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103640 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1148 "inscrito_id" => 6948 "titulo" => "A PERFORMANCE NA ESCOLA ANTE A PREPONDERÂNCIA DA POLIVALÊNCIA NO ENSINO DE TEATRO: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA?" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre a performance enquanto linguagem (Cohen, 2002; Fabião, 2009) tangível ao universo escolar, como uma perspectiva pedagógica para o ensino de Teatro ante a preponderância da polivalência (Almeida Júnior, 2013; Piegaz, 2015), concepção pedagógica vigente nas escolas das cidades de Ouro Preto (MG) e Mariana (MG); uma constatação a partir do meu lugar de fala (Ribeiro, 2017) como professor das disciplinas de estágio, dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e coordenador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Artes Cênicas, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no estado de Minas Gerais. A abordagem indaga sobre as contribuições da performance como uma perspectiva pedagógica, para a escola (Martins,2017) e o trabalho docente, tanto de bolsistas, quanto de professores/supervisores do referido programa, uma vez que esta linguagem articula-se na relação espaço/corpo e/ou realidade/presença, para além do caráter ficcional inerente ao teatro. Nesse sentido, por sua fluidez, se configura como um entre-lugar (Bhabha, 2013) capaz de promover outro tipo de senda para a formação docente, bem como a discente, estimulando outros debates e pontos de vista. Nesta reflexão, a performance é compreendida em suas dimensões, teórica e prática, como potência artística a instigar o PIBID ARTES 2022/2023 (bolsistas e supervisores) à investigação pedagógica e estética na escola para além dos limites da polivalência, problematizando o corpo como base do conhecimento (Gicovate, 2001), através da concepção de corporeidade (Assmann, 1994,1996,1998)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6948_TB1148_20112023163112.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACEVESMORENO FLORES PIEGAZ" "autor_nome_curto" => "ACEVES MORENO" "autor_email" => "ace.cenicas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }