MEU MUNDO EM VERSOS: O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PIBID).
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102909 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 5054 "titulo" => "MEU MUNDO EM VERSOS: O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PIBID)." "resumo" => "O presente trabalho realça a importância da relação entre a teoria e a prática que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID proporciona aos discentes de licenciatura tornando-se um grande aliado no processo da formação docente. A presente experiência deu-se por meio do projeto “Meu mundo em versos: o uso da literatura de cordel no ensino de língua portuguesa”, com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ormindo Barros, localizada em Santana do Ipanema – AL. O projeto visou valorizar o Cordel, em sala de aula, reconhecendo-o enquanto patrimônio social e cultural do povo brasileiro onde por meio da poesia popular, os alunos puderam conhecer aspectos da história nordestina, refletir e praticar a Língua Portuguesa em sua diversidade. O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por alunos bolsistas do PIBID do curso de Letras/Português EAD do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Dessa forma, a metodologia utilizada foi: A leitura de cordéis e a exploração do gênero; exibição de vídeos sobre a cultura cordelista; estudo e produção de textos rimados; produção de cordel; declamação das produções e produção de arte com xilogravura. Diante de tudo, tais atividade provocaram a manifestação da essência da formação educacional holística, embasada teoricamente promovendo a criatividade e o respeito pela tradição e compreensão da riqueza da nossa herança cultural. Ademais, a experiência de estar na sala de aula, acompanhar a professora supervisora, entender o cotidiano dos alunos e desenvolver as atividades, foi de grande importância para nossa formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5054_TB285_15112023204533.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE CRISLAYNE SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycecris-trabefac@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102909 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 5054 "titulo" => "MEU MUNDO EM VERSOS: O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PIBID)." "resumo" => "O presente trabalho realça a importância da relação entre a teoria e a prática que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID proporciona aos discentes de licenciatura tornando-se um grande aliado no processo da formação docente. A presente experiência deu-se por meio do projeto “Meu mundo em versos: o uso da literatura de cordel no ensino de língua portuguesa”, com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ormindo Barros, localizada em Santana do Ipanema – AL. O projeto visou valorizar o Cordel, em sala de aula, reconhecendo-o enquanto patrimônio social e cultural do povo brasileiro onde por meio da poesia popular, os alunos puderam conhecer aspectos da história nordestina, refletir e praticar a Língua Portuguesa em sua diversidade. O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por alunos bolsistas do PIBID do curso de Letras/Português EAD do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Dessa forma, a metodologia utilizada foi: A leitura de cordéis e a exploração do gênero; exibição de vídeos sobre a cultura cordelista; estudo e produção de textos rimados; produção de cordel; declamação das produções e produção de arte com xilogravura. Diante de tudo, tais atividade provocaram a manifestação da essência da formação educacional holística, embasada teoricamente promovendo a criatividade e o respeito pela tradição e compreensão da riqueza da nossa herança cultural. Ademais, a experiência de estar na sala de aula, acompanhar a professora supervisora, entender o cotidiano dos alunos e desenvolver as atividades, foi de grande importância para nossa formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5054_TB285_15112023204533.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE CRISLAYNE SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycecris-trabefac@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }