A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103587 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 6702 "titulo" => "A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No ensino de Física, deparamos com múltiplas dificuldades enfrentadas em sala de aula, em decorrência da abordagem como os conteúdos são transmitidos mediante a memorização de fórmulas, sem contextualização daquilo que se ensina. Com isso, os experimentos são de grande aceitabilidade dos estudantes, pois, tornam as aulas mais dinâmicas, divertidas e contextualizadas. Este trabalho foi realizado no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (CEPARD), no município de Lagarto-SE. Teve-se como objetivo facilitar a compreensão acerca do tema associação de resistores, utilizando como metodologia a aula experimental de demonstração aberta e verificação, com duas placas fornecidas pelo supervisor e configurada com associação em série e em paralelo. Os resultados mostram que os alunos levantaram diversos questionamentos, envolvendo dúvidas pertinentes à representação de resistores, códigos de cores e os conceitos de resistência equivalente. Dessa forma, a incorporação do experimento despertou o engajamento dos discentes, evidenciando uma clara compreensão por parte deles em relação a certos conceitos de associação de resistores. Vale ressaltar que uma das vantagens é a possibilidade de conduzir para toda turma com apenas uma única placa, além disso, pode ser replicado em plataformas online, como o PhET." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6702_TB1082_20112023093134.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANE RIBEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "NAYANE" "autor_email" => "nayane.santos01@academico.ifs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103587 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 6702 "titulo" => "A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No ensino de Física, deparamos com múltiplas dificuldades enfrentadas em sala de aula, em decorrência da abordagem como os conteúdos são transmitidos mediante a memorização de fórmulas, sem contextualização daquilo que se ensina. Com isso, os experimentos são de grande aceitabilidade dos estudantes, pois, tornam as aulas mais dinâmicas, divertidas e contextualizadas. Este trabalho foi realizado no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (CEPARD), no município de Lagarto-SE. Teve-se como objetivo facilitar a compreensão acerca do tema associação de resistores, utilizando como metodologia a aula experimental de demonstração aberta e verificação, com duas placas fornecidas pelo supervisor e configurada com associação em série e em paralelo. Os resultados mostram que os alunos levantaram diversos questionamentos, envolvendo dúvidas pertinentes à representação de resistores, códigos de cores e os conceitos de resistência equivalente. Dessa forma, a incorporação do experimento despertou o engajamento dos discentes, evidenciando uma clara compreensão por parte deles em relação a certos conceitos de associação de resistores. Vale ressaltar que uma das vantagens é a possibilidade de conduzir para toda turma com apenas uma única placa, além disso, pode ser replicado em plataformas online, como o PhET." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6702_TB1082_20112023093134.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANE RIBEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "NAYANE" "autor_email" => "nayane.santos01@academico.ifs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }