RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS FORMATIVAS EM MATEMÁTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103556 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1046 "inscrito_id" => 6650 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS FORMATIVAS EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo visa descrever e refletir sobre as vivências de uma residente bolsista, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito do Programa Residência Pedagógica. As atividades descritas compõem o subprojeto "Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", aprovado no Edital CAPES n. 24/2022, no componente curricular matemática e foi desenvolvido em turmas do 5 ? ano do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação da UFPA. Teoricamente, aportamos ao medo da matemática (FRAGOSO, 2001), à ansiedade matemática (MENDES; CARMO, 2011) e a autores que auxiliaram na reflexão sobre o processo formativo e a construção e desconstrução de relações com o saber matemático. Para este texto, adotamos uma abordagem qualitativa (MOREIRA, 2011), em que, para a constituição dos dados empíricos, recorremos aos registros feitos em diário de bordo, destacando as reuniões gerais com as orientações e os estudos, as reuniões de estudo com o professor preceptor, as observações em turmas do 5 ? ano e as proposições materiais com vistas à intervenção. Das reflexões possibilitadas, destacamos a relevância da experiência para desconstrução e reconstrução da compreensão sobre objetos matemáticos trabalhados durante a formação, bem como, que é necessário repensar as práticas relacionadas à matemática, de modo que haja maior relação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e o cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6650_TB1046_31082023190945.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARIA CARNEIRO DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "eularissapassos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103556 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1046 "inscrito_id" => 6650 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS FORMATIVAS EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo visa descrever e refletir sobre as vivências de uma residente bolsista, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito do Programa Residência Pedagógica. As atividades descritas compõem o subprojeto "Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", aprovado no Edital CAPES n. 24/2022, no componente curricular matemática e foi desenvolvido em turmas do 5 ? ano do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação da UFPA. Teoricamente, aportamos ao medo da matemática (FRAGOSO, 2001), à ansiedade matemática (MENDES; CARMO, 2011) e a autores que auxiliaram na reflexão sobre o processo formativo e a construção e desconstrução de relações com o saber matemático. Para este texto, adotamos uma abordagem qualitativa (MOREIRA, 2011), em que, para a constituição dos dados empíricos, recorremos aos registros feitos em diário de bordo, destacando as reuniões gerais com as orientações e os estudos, as reuniões de estudo com o professor preceptor, as observações em turmas do 5 ? ano e as proposições materiais com vistas à intervenção. Das reflexões possibilitadas, destacamos a relevância da experiência para desconstrução e reconstrução da compreensão sobre objetos matemáticos trabalhados durante a formação, bem como, que é necessário repensar as práticas relacionadas à matemática, de modo que haja maior relação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e o cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6650_TB1046_31082023190945.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARIA CARNEIRO DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "eularissapassos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }