O PIBID COMO FERRAMENTA MODELADORA DA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SÃO BORJA.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103535 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 3604 "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA MODELADORA DA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SÃO BORJA." "resumo" => "O panorama educacional brasileiro nos denota diversas pontuações a serem abordadas com uma iniciativa mais minuciosa, tais quais as dificuldades encontradas pelos docentes durante a sua carreira, dificuldades essas, muitas vezes desencadeadas por uma formação desatualizada ou mais enxuta. Diante disso, o presente trabalho visa apresentar as vivências e relatos de dois pibidianos4 dentro de uma escola de educação básica, além da contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) para com a formação inicial de um professor desde os primeiros semestres do curso e como o programa está sendo desenvolvido dentro da escola parceira. O programa inserido na cidade de São Borja, tem como Instituição de Ensino Superior (IES) fomentadora o Instituto Federal Farroupilha (Câmpus São Borja) e alvo duas escolas da rede estadual, uma delas é a Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário, onde conta com a atuação efetiva de 1 professor supervisor e de 8 bolsistas de matemática e física, todos trabalhando de forma conjunta e de maneira consoante com as principais mazelas encontradas na instituição. Os projetos desenvolvidos perpetuam a ideia do “alavancamento” do ensino matemático na escola, passando, dessa forma, a ofertar oficinas de atividades voltadas ao aprendizado do manuseio de ferramentas auxiliadoras na área como régua, calculadora, balança, fita métrica, entre outros objetos; jogos didáticos, dinamizando a forma de ensinar; oficina de preparo para avaliação educacional da rede mantenedora e também monitorias programadas às turmas de 4º a 9º anos do ensino fundamental. O processo avaliativo é de mérito qualitativo, advindo dos níveis de progresso apresentados nas turmas em questão. Propõe-se, até o momento, o significativo desempenho do programa como agente transformador dentro da escola em questão, cooperando tanto no sentido ativo (dinamizando o ensino e evoluindo o aprendizado dos alunos) quanto no sentido passivo (construindo saberes docentes aos bolsistas e futuros professores)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3604_TB1021_20112023173322.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX DIAS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "ALEX CARDOSO" "autor_email" => "alex.2023006850@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103535 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 3604 "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA MODELADORA DA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SÃO BORJA." "resumo" => "O panorama educacional brasileiro nos denota diversas pontuações a serem abordadas com uma iniciativa mais minuciosa, tais quais as dificuldades encontradas pelos docentes durante a sua carreira, dificuldades essas, muitas vezes desencadeadas por uma formação desatualizada ou mais enxuta. Diante disso, o presente trabalho visa apresentar as vivências e relatos de dois pibidianos4 dentro de uma escola de educação básica, além da contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) para com a formação inicial de um professor desde os primeiros semestres do curso e como o programa está sendo desenvolvido dentro da escola parceira. O programa inserido na cidade de São Borja, tem como Instituição de Ensino Superior (IES) fomentadora o Instituto Federal Farroupilha (Câmpus São Borja) e alvo duas escolas da rede estadual, uma delas é a Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário, onde conta com a atuação efetiva de 1 professor supervisor e de 8 bolsistas de matemática e física, todos trabalhando de forma conjunta e de maneira consoante com as principais mazelas encontradas na instituição. Os projetos desenvolvidos perpetuam a ideia do “alavancamento” do ensino matemático na escola, passando, dessa forma, a ofertar oficinas de atividades voltadas ao aprendizado do manuseio de ferramentas auxiliadoras na área como régua, calculadora, balança, fita métrica, entre outros objetos; jogos didáticos, dinamizando a forma de ensinar; oficina de preparo para avaliação educacional da rede mantenedora e também monitorias programadas às turmas de 4º a 9º anos do ensino fundamental. O processo avaliativo é de mérito qualitativo, advindo dos níveis de progresso apresentados nas turmas em questão. Propõe-se, até o momento, o significativo desempenho do programa como agente transformador dentro da escola em questão, cooperando tanto no sentido ativo (dinamizando o ensino e evoluindo o aprendizado dos alunos) quanto no sentido passivo (construindo saberes docentes aos bolsistas e futuros professores)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3604_TB1021_20112023173322.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX DIAS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "ALEX CARDOSO" "autor_email" => "alex.2023006850@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }