O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NAS CIÊNCIAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103485 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 956 "inscrito_id" => 1449 "titulo" => "O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NAS CIÊNCIAS" "resumo" => "Historicamente, as comunidades negras têm sido marginalizadas e excluídas dos espaços acadêmicos e científicos resultando em uma representação desproporcional e escassa de pesquisadores negros no campo das ciências. Como forma de promover a conscientização dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola-campo, os bolsistas do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais planejaram uma intervenção pedagógica relacionada ao combate à discriminação racial e necessidade da representatividade negra nas ciências. Considerando a importância destas temáticas e o interesse em contextualizá-las, a intervenção pedagógica foi fundamentada sob a perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para tanto, a atividade consistiu em representar por meio de um desenho a imagem do(a) cientista responsável pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus. A figura do cientista foi representada por um homem, branco, de 31 a 40 anos, cabelos pretos e lisos, olhos castanhos e utilizando óculos e jaleco. Tal representação não corresponde, em grande parte, à imagem da pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus, mulher negra que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus. Os resultados obtidos reforçaram o preconceito existente na sociedade e no meio científico diante da escassez de representatividade negra na ciência. Assim, a partir da aplicação da intervenção pedagógica foi possível refletir que toda iniciativa para ampliar a representatividade negra nas ciências é válida, além de defender a necessidade de se combater a discriminação racial em todos os setores da sociedade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1449_TB956_19112023184650.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA OLIVEIRA CASTRO" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraoliveirabio22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103485 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 956 "inscrito_id" => 1449 "titulo" => "O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NAS CIÊNCIAS" "resumo" => "Historicamente, as comunidades negras têm sido marginalizadas e excluídas dos espaços acadêmicos e científicos resultando em uma representação desproporcional e escassa de pesquisadores negros no campo das ciências. Como forma de promover a conscientização dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola-campo, os bolsistas do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais planejaram uma intervenção pedagógica relacionada ao combate à discriminação racial e necessidade da representatividade negra nas ciências. Considerando a importância destas temáticas e o interesse em contextualizá-las, a intervenção pedagógica foi fundamentada sob a perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para tanto, a atividade consistiu em representar por meio de um desenho a imagem do(a) cientista responsável pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus. A figura do cientista foi representada por um homem, branco, de 31 a 40 anos, cabelos pretos e lisos, olhos castanhos e utilizando óculos e jaleco. Tal representação não corresponde, em grande parte, à imagem da pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus, mulher negra que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus. Os resultados obtidos reforçaram o preconceito existente na sociedade e no meio científico diante da escassez de representatividade negra na ciência. Assim, a partir da aplicação da intervenção pedagógica foi possível refletir que toda iniciativa para ampliar a representatividade negra nas ciências é válida, além de defender a necessidade de se combater a discriminação racial em todos os setores da sociedade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1449_TB956_19112023184650.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA OLIVEIRA CASTRO" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraoliveirabio22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }