RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM SOBRE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NO ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103394 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 841 "inscrito_id" => 2837 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM SOBRE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente relato apresenta as experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais ao desenvolveram uma sequência didática interdisciplinar para uma turma do 1º ano do Ensino Médio da escola-campo, abordando a temática relacionada à radiação ultravioleta (UV). A sequência didática, composta por 6 aulas, visou desconstruir uma concepção equivocada de que as radiações UV apenas promovem efeitos nocivos à saúde, como o câncer de pele, desconsiderando-se a sua atuação em importantes processos biológicos como a fotossíntese e síntese de vitamina D. Ademais, buscou-se discutir as contribuições de novas tecnologias que envolvem o uso de radiações UV possibilitando a execução de tarefas até então não realizadas pelos meios convencionais. Observou-se que as aulas organizadas privilegiando a investigação e ludicidade, comparadas àquelas com predominância de exposição do conteúdo, mostraram-se mais dinâmicas e atrativas, onde os alunos demonstraram-se mais interessados e participativos. Assim, além de benéficas para os alunos, tais aulas foram importantes para a formação dos bolsistas de iniciação à docência, pois enquanto futuros professores vivenciaram experiências que contribuem para o desenvolvimento de um ensino que resulte na compreensão dos alunos a partir da busca pela melhor forma de ensinar. Ademais, o ensino sobre radiação UV de forma contextualizada ofereceu aos estudantes a possibilidade de identificação com o conteúdo, promovendo o desenvolvimento de significados, reforçando-se que a abordagem contextualizada pode transformar o ato de ensinar e aprender." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2837_TB841_17112023230144.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE FREITAS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedroff.0817@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103394 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 841 "inscrito_id" => 2837 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM SOBRE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente relato apresenta as experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais ao desenvolveram uma sequência didática interdisciplinar para uma turma do 1º ano do Ensino Médio da escola-campo, abordando a temática relacionada à radiação ultravioleta (UV). A sequência didática, composta por 6 aulas, visou desconstruir uma concepção equivocada de que as radiações UV apenas promovem efeitos nocivos à saúde, como o câncer de pele, desconsiderando-se a sua atuação em importantes processos biológicos como a fotossíntese e síntese de vitamina D. Ademais, buscou-se discutir as contribuições de novas tecnologias que envolvem o uso de radiações UV possibilitando a execução de tarefas até então não realizadas pelos meios convencionais. Observou-se que as aulas organizadas privilegiando a investigação e ludicidade, comparadas àquelas com predominância de exposição do conteúdo, mostraram-se mais dinâmicas e atrativas, onde os alunos demonstraram-se mais interessados e participativos. Assim, além de benéficas para os alunos, tais aulas foram importantes para a formação dos bolsistas de iniciação à docência, pois enquanto futuros professores vivenciaram experiências que contribuem para o desenvolvimento de um ensino que resulte na compreensão dos alunos a partir da busca pela melhor forma de ensinar. Ademais, o ensino sobre radiação UV de forma contextualizada ofereceu aos estudantes a possibilidade de identificação com o conteúdo, promovendo o desenvolvimento de significados, reforçando-se que a abordagem contextualizada pode transformar o ato de ensinar e aprender." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2837_TB841_17112023230144.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE FREITAS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedroff.0817@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }