DEBATENDO AS VIVÊNCIAS GAÚCHAS POR MEIO DA LITERATURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103050 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 6228 "titulo" => "DEBATENDO AS VIVÊNCIAS GAÚCHAS POR MEIO DA LITERATURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem por propósito relatar uma experiência escolar vivenciada no subprojeto Letras Português e Letras Português/Inglês do programa Residência Pedagógica, durante o 1º módulo do programa, no mês de novembro do ano de 2022. Elencando a Literatura Sul-Rio-Grandense como temática, as residentes planejaram atividades para estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Básico Vidal de Negreiros, do município de Estrela/RS, a partir do conto gauchesco “Melancia - Coco Verde”, de Simões Lopes Neto. Dentre as propostas desenvolvidas, buscou-se fazer com que os estudantes pensassem sobre as características principais do conto, avaliassem a variedade linguística utilizada e analisassem a representação do gaúcho comparando-a com os dias atuais. Ainda, entre as aplicações, propôs-se a promover a interdisciplinaridade, vinculando os estudos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa junto à Literatura. A aplicação das atividades possibilitou às residentes a percepção de algumas características da sala de aula, como a criação de vínculo entre professor e aluno, a relevância do uso de materiais digitais, a efetividade da interdisciplinaridade e a importância do espaço para produção de pensamento dos alunos. Dessa forma, acredita-se, portanto, que o programa Residência Pedagógica tem papel fundamental na formação de futuros professores, pois apresenta a real experimentação de entrar em uma sala de aula e pensar práticas significativas que tentem motivar e inspirar os estudantes na busca de conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6228_TB443_30082023145131.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA FELL" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticia.fell1@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103050 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 6228 "titulo" => "DEBATENDO AS VIVÊNCIAS GAÚCHAS POR MEIO DA LITERATURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem por propósito relatar uma experiência escolar vivenciada no subprojeto Letras Português e Letras Português/Inglês do programa Residência Pedagógica, durante o 1º módulo do programa, no mês de novembro do ano de 2022. Elencando a Literatura Sul-Rio-Grandense como temática, as residentes planejaram atividades para estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Básico Vidal de Negreiros, do município de Estrela/RS, a partir do conto gauchesco “Melancia - Coco Verde”, de Simões Lopes Neto. Dentre as propostas desenvolvidas, buscou-se fazer com que os estudantes pensassem sobre as características principais do conto, avaliassem a variedade linguística utilizada e analisassem a representação do gaúcho comparando-a com os dias atuais. Ainda, entre as aplicações, propôs-se a promover a interdisciplinaridade, vinculando os estudos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa junto à Literatura. A aplicação das atividades possibilitou às residentes a percepção de algumas características da sala de aula, como a criação de vínculo entre professor e aluno, a relevância do uso de materiais digitais, a efetividade da interdisciplinaridade e a importância do espaço para produção de pensamento dos alunos. Dessa forma, acredita-se, portanto, que o programa Residência Pedagógica tem papel fundamental na formação de futuros professores, pois apresenta a real experimentação de entrar em uma sala de aula e pensar práticas significativas que tentem motivar e inspirar os estudantes na busca de conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6228_TB443_30082023145131.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA FELL" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticia.fell1@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }