A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DO 9° ANO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103269 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 1515 "titulo" => "A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DO 9° ANO" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência de bolsistas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal União da Betânia, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O foco foi discutir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho por meio de práticas em sala de aula. A abordagem qualitativa explorou a percepção dos alunos do 9º ano, utilizando a dinâmica "Sexta-Feira Temática", onde meninos e meninas trocaram de roupas para explorar os estereótipos de gênero. O método envolveu observação e tarefas de Geografia para os alunos, abordando temas como desigualdade salarial, divisão de trabalho e dupla jornada. A análise destacou a necessidade de desconstruir preconceitos de gênero e aprofundar a compreensão dos alunos sobre as complexas barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho. A interação entre teoria e prática foi enfatizada como fundamental para uma educação sensível às complexidades sociais contemporâneas. Os resultados demonstraram que a dinâmica e os debates estimularam os alunos a refletirem sobre a desigualdade de gênero em suas vidas. O estudo enfatiza a importância do PIBID na promoção de um ambiente educacional diversificado e sensível, onde abordagens inovadoras podem moldar atitudes e comportamentos dos alunos. Além disso, ressalta o papel dos docentes em cultivar indivíduos críticos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1515_TB695_30082023235618.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALICE DE SOUZA CALEGARO" "autor_nome_curto" => "MARIA ALICE" "autor_email" => "calegaromariaalice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103269 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 1515 "titulo" => "A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DO 9° ANO" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência de bolsistas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal União da Betânia, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O foco foi discutir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho por meio de práticas em sala de aula. A abordagem qualitativa explorou a percepção dos alunos do 9º ano, utilizando a dinâmica "Sexta-Feira Temática", onde meninos e meninas trocaram de roupas para explorar os estereótipos de gênero. O método envolveu observação e tarefas de Geografia para os alunos, abordando temas como desigualdade salarial, divisão de trabalho e dupla jornada. A análise destacou a necessidade de desconstruir preconceitos de gênero e aprofundar a compreensão dos alunos sobre as complexas barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho. A interação entre teoria e prática foi enfatizada como fundamental para uma educação sensível às complexidades sociais contemporâneas. Os resultados demonstraram que a dinâmica e os debates estimularam os alunos a refletirem sobre a desigualdade de gênero em suas vidas. O estudo enfatiza a importância do PIBID na promoção de um ambiente educacional diversificado e sensível, onde abordagens inovadoras podem moldar atitudes e comportamentos dos alunos. Além disso, ressalta o papel dos docentes em cultivar indivíduos críticos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1515_TB695_30082023235618.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALICE DE SOUZA CALEGARO" "autor_nome_curto" => "MARIA ALICE" "autor_email" => "calegaromariaalice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }