Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O JOGO DE RIMA COMO RECURSO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103241
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 660
    "inscrito_id" => 2286
    "titulo" => "O JOGO DE RIMA COMO RECURSO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo descrever e refletir sobre uma prática pedagógica de desenvolvimento da consciência fonológica enfatizando rimas com alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Também tem como pressuposto, observar se a prática desenvolvida atingiu o objetivo proposto pela discente, no que concerne à consciência de sílabas dos fonemas. A atividade foi aplicada em uma escola municipal, vinculada ao Programa Residência Pedagógica - núcleo alfabetização, da Universidade Estadual de Maringá. Para fundamentar nossa prática, utilizamos da pesquisa bibliográfica de artigos, com fundamentação em vários teóricos da Educação. Partindo dos resultados da atividade aplicada constatou-se a importância de o professor planejar as aulas com intencionalidade para atingir com sucesso seus objetivos e reformular sua prática de acordo com a necessidade da turma."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2286_TB660_30082023230040.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CARVALHO CHAMPOSKI"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariachamposkii@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103241
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 660
    "inscrito_id" => 2286
    "titulo" => "O JOGO DE RIMA COMO RECURSO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo descrever e refletir sobre uma prática pedagógica de desenvolvimento da consciência fonológica enfatizando rimas com alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Também tem como pressuposto, observar se a prática desenvolvida atingiu o objetivo proposto pela discente, no que concerne à consciência de sílabas dos fonemas. A atividade foi aplicada em uma escola municipal, vinculada ao Programa Residência Pedagógica - núcleo alfabetização, da Universidade Estadual de Maringá. Para fundamentar nossa prática, utilizamos da pesquisa bibliográfica de artigos, com fundamentação em vários teóricos da Educação. Partindo dos resultados da atividade aplicada constatou-se a importância de o professor planejar as aulas com intencionalidade para atingir com sucesso seus objetivos e reformular sua prática de acordo com a necessidade da turma."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2286_TB660_30082023230040.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CARVALHO CHAMPOSKI"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariachamposkii@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo tem o objetivo descrever e refletir sobre uma prática pedagógica de desenvolvimento da consciência fonológica enfatizando rimas com alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Também tem como pressuposto, observar se a prática desenvolvida atingiu o objetivo proposto pela discente, no que concerne à consciência de sílabas dos fonemas. A atividade foi aplicada em uma escola municipal, vinculada ao Programa Residência Pedagógica - núcleo alfabetização, da Universidade Estadual de Maringá. Para fundamentar nossa prática, utilizamos da pesquisa bibliográfica de artigos, com fundamentação em vários teóricos da Educação. Partindo dos resultados da atividade aplicada constatou-se a importância de o professor planejar as aulas com intencionalidade para atingir com sucesso seus objetivos e reformular sua prática de acordo com a necessidade da turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.