O DESENHO E A PERCEPÇÃO VISUAL DENTRO DA AULA DE ARTES: UM DIÁLOGO ENTRE A REPRODUÇÃO E A EXPRESSÃO NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103220 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2981 "titulo" => "O DESENHO E A PERCEPÇÃO VISUAL DENTRO DA AULA DE ARTES: UM DIÁLOGO ENTRE A REPRODUÇÃO E A EXPRESSÃO NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência dos bolsistas PIBID, no contexto da arte-educação, foi focado na interseção entre o desenho e a percepção visual no primeiro ano do ensino médio. O estudo explorou o equilíbrio entre a reprodução e a expressão artística, especialmente em uma atividade ligada ao Cubismo, auxiliando os alunos a representar imagens incorporando abordagens criativas individuais. Os alunos foram desafiados a concluir a atividade dentro de um período de tempo limitado, desvinculando a busca pela reprodução fiel das imagens e optando por explorar o espaço da folha (composição), apreciando as características distintas das obras. Revelou-se importante em diversos aspectos, contribuindo para aprofundar a compreensão dos alunos sobre as pinturas cubistas, promovendo uma compreensão dinâmica e simplificada do processo de ensino e permitindo que os alunos participassem ativamente na criação dos desenhos. Ilustra-se a eficácia de uma metodologia qualitativa, que incorpora a expressão individual em um contexto de reprodução artística, com base no referencial, Barbosa (2008), Freire (1996), Duarte (1995) e Silva Junior (2013-2015) para análise metodológica e Farthing (2010) e Ganthefuhrer-Trier (2010) para embasamento teórico-artístico. As descobertas contribuíram para uma didática mais envolvente, demonstrando como a interação entre elementos visuais, tempo e processo criativo podem estimular um conhecimento significativo da arte, ao mesmo tempo que a torna acessível e cativante para os alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2981_TB633_20112023210735.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI RAFHAEL MARIANO" "autor_nome_curto" => "DAVI RAFHAEL" "autor_email" => "davirafhaelhej@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103220 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2981 "titulo" => "O DESENHO E A PERCEPÇÃO VISUAL DENTRO DA AULA DE ARTES: UM DIÁLOGO ENTRE A REPRODUÇÃO E A EXPRESSÃO NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência dos bolsistas PIBID, no contexto da arte-educação, foi focado na interseção entre o desenho e a percepção visual no primeiro ano do ensino médio. O estudo explorou o equilíbrio entre a reprodução e a expressão artística, especialmente em uma atividade ligada ao Cubismo, auxiliando os alunos a representar imagens incorporando abordagens criativas individuais. Os alunos foram desafiados a concluir a atividade dentro de um período de tempo limitado, desvinculando a busca pela reprodução fiel das imagens e optando por explorar o espaço da folha (composição), apreciando as características distintas das obras. Revelou-se importante em diversos aspectos, contribuindo para aprofundar a compreensão dos alunos sobre as pinturas cubistas, promovendo uma compreensão dinâmica e simplificada do processo de ensino e permitindo que os alunos participassem ativamente na criação dos desenhos. Ilustra-se a eficácia de uma metodologia qualitativa, que incorpora a expressão individual em um contexto de reprodução artística, com base no referencial, Barbosa (2008), Freire (1996), Duarte (1995) e Silva Junior (2013-2015) para análise metodológica e Farthing (2010) e Ganthefuhrer-Trier (2010) para embasamento teórico-artístico. As descobertas contribuíram para uma didática mais envolvente, demonstrando como a interação entre elementos visuais, tempo e processo criativo podem estimular um conhecimento significativo da arte, ao mesmo tempo que a torna acessível e cativante para os alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2981_TB633_20112023210735.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI RAFHAEL MARIANO" "autor_nome_curto" => "DAVI RAFHAEL" "autor_email" => "davirafhaelhej@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }