AS METODOLOGIAS DA PRÁTICA DO RESIDENTE NO ENSINO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103203 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "AS METODOLOGIAS DA PRÁTICA DO RESIDENTE NO ENSINO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO" "resumo" => "O artigo representa uma experiência vivenciada no projeto Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia que faz parte da modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no Centro Universitário da Região da Campanha, na cidade de Bagé-RS. O objetivo foi desenvolver uma práxis formativa que articulasse a teoria e a prática com alunos do terceiro ano na Escola Estadual Félix Contreiras Rodrigues. Diversas estratégias foram utilizadas para trabalhar o desenvolvimento dos alunos na escrita e na interpretação de texto, derivados de pesquisas sobre o processo de alfabetização, aprendizagem e práticas pedagógicas realizadas em sala de aula com atividades específicas para trabalhar os conteúdos propostos no tema deste artigo.O planejamentos de aulas com características lúdicas com fins de provocar a participação ativa e o encantamento dos alunos pela escrita e a melhoria na interpretação dos textos.Ao longo da prática pedagógica com os alunos foi possível analisar algumas dificuldades, assim como, a falta da prática da leitura e consequentemente uma defasagem na interpretação do que se lê, para isso foram feitas algumas intervenções que foram consideradas eficazes para o momento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID215_TB614_30082023214404.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRIELLE CARDOSO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "Sandrielle Card" "autor_email" => "scardoso1602@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA (URCAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103203 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "AS METODOLOGIAS DA PRÁTICA DO RESIDENTE NO ENSINO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO" "resumo" => "O artigo representa uma experiência vivenciada no projeto Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia que faz parte da modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no Centro Universitário da Região da Campanha, na cidade de Bagé-RS. O objetivo foi desenvolver uma práxis formativa que articulasse a teoria e a prática com alunos do terceiro ano na Escola Estadual Félix Contreiras Rodrigues. Diversas estratégias foram utilizadas para trabalhar o desenvolvimento dos alunos na escrita e na interpretação de texto, derivados de pesquisas sobre o processo de alfabetização, aprendizagem e práticas pedagógicas realizadas em sala de aula com atividades específicas para trabalhar os conteúdos propostos no tema deste artigo.O planejamentos de aulas com características lúdicas com fins de provocar a participação ativa e o encantamento dos alunos pela escrita e a melhoria na interpretação dos textos.Ao longo da prática pedagógica com os alunos foi possível analisar algumas dificuldades, assim como, a falta da prática da leitura e consequentemente uma defasagem na interpretação do que se lê, para isso foram feitas algumas intervenções que foram consideradas eficazes para o momento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID215_TB614_30082023214404.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRIELLE CARDOSO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "Sandrielle Card" "autor_email" => "scardoso1602@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA (URCAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }