VIVÊNCIAS E DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O JOGO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103045 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1890 "titulo" => "VIVÊNCIAS E DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O JOGO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Compreender o processo de alfabetização é de suma importância para a formação docente, deste modo, o resumo expandido em formato de relato de experiência proporciona evidenciar e refletir acerca das experimentações durante as observações e regências em sala de aula na escola campo pelo programa Residência Pedagógicas (RP). A análise deste estudo se desenvolveu na perspectiva Histórico-Cultural, e por meio das leituras de Vygotsky (2001a), Smole (2007), Vygotsky e Leontiev (1998), visto que, as suas contribuições proporcionaram realizar analises acerca da importância do jogo no processo de aprendizagem dos estudantes. Com base nesse aspecto podemos observar que a inserção de jogos matemáticos no processo de alfabetização dentro de uma estrutura curricular proporcionou estabelecer um ensino significativo, além de desenvolver vivências de modo articulado com cotidiano dos alunos. Portanto, a matemática está presente no nosso dia a dia diretamente e indiretamente. Apesar de ser uma disciplina que está envolvida em todas as áreas do conhecimento, ainda existe uma grande dificuldade em relação às metodologias que despertem o interesse ou que possam motivar os alunos. A partir disso, compreendemos que as observações e as regências desenvolvidas em sala nos oportunizaram identificarmos as dificuldades dos estudantes em relação aos conteúdos matemáticos. Isso nos leva a compreender que o estudante não aprende pela mera repetição de fórmulas, técnicas e modelos, mas a partir de atividades lúdicas que despertem expor e discutir ideias, organizar conhecimentos. Nisso, concluímos a importância dos jogos como um instrumento pedagógico para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos na alfabetização." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1890_TB437_30082023141058.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEYBSON ARAUJO MENDES" "autor_nome_curto" => "ADEYBSON" "autor_email" => "mendes.adeybson@mail.uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103045 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1890 "titulo" => "VIVÊNCIAS E DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O JOGO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Compreender o processo de alfabetização é de suma importância para a formação docente, deste modo, o resumo expandido em formato de relato de experiência proporciona evidenciar e refletir acerca das experimentações durante as observações e regências em sala de aula na escola campo pelo programa Residência Pedagógicas (RP). A análise deste estudo se desenvolveu na perspectiva Histórico-Cultural, e por meio das leituras de Vygotsky (2001a), Smole (2007), Vygotsky e Leontiev (1998), visto que, as suas contribuições proporcionaram realizar analises acerca da importância do jogo no processo de aprendizagem dos estudantes. Com base nesse aspecto podemos observar que a inserção de jogos matemáticos no processo de alfabetização dentro de uma estrutura curricular proporcionou estabelecer um ensino significativo, além de desenvolver vivências de modo articulado com cotidiano dos alunos. Portanto, a matemática está presente no nosso dia a dia diretamente e indiretamente. Apesar de ser uma disciplina que está envolvida em todas as áreas do conhecimento, ainda existe uma grande dificuldade em relação às metodologias que despertem o interesse ou que possam motivar os alunos. A partir disso, compreendemos que as observações e as regências desenvolvidas em sala nos oportunizaram identificarmos as dificuldades dos estudantes em relação aos conteúdos matemáticos. Isso nos leva a compreender que o estudante não aprende pela mera repetição de fórmulas, técnicas e modelos, mas a partir de atividades lúdicas que despertem expor e discutir ideias, organizar conhecimentos. Nisso, concluímos a importância dos jogos como um instrumento pedagógico para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos na alfabetização." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1890_TB437_30082023141058.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEYBSON ARAUJO MENDES" "autor_nome_curto" => "ADEYBSON" "autor_email" => "mendes.adeybson@mail.uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }