Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

“AS HISTÓRIAS DE NÓS TODOS” POR CÍRCULOS DE CULTURA: EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PROVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E GOSTO PELAS HISTÓRIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103002
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "“AS HISTÓRIAS DE NÓS TODOS” POR CÍRCULOS DE CULTURA: EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PROVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E GOSTO PELAS HISTÓRIAS."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a proposta desenvolvida pelo Sub-projeto PIBID/Pedagogia, vinculado a Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém. O projeto foi pensado com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de práticas educativas de leitura e escrita, através dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire, tendo como eixo temático “As Histórias de nós todos” que visa uma formação ética e estética que valorize os saberes, os brincares das crianças da cultura amazônica, num processo que possibilite às crianças falarem sobre si, sobre os seus lugares, suas histórias e culturas. O projeto também está sendo desenvolvido para possibilitar múltiplas experiências alfabetizadoras nas crianças do ensino fundamental das 03 escolas púbicas estaduais participantes do programa, a metodologia de trabalho envolve encontros de estudos sobre os referenciais que orientam a proposta, oficinas sobre círculos de cultura em uma perspectiva freireana, para que dessa forma, promovam a leitura do mundo, a leitura da palavra e o gosto pelas histórias. Além dessas atividades, também inspiradas em Paulo Freire, fomentamos a utilização da escrita de cartas pedagógicas pelos discentes envolvidos no referido programa, para suscitar diálogos e reflexões sobre a realidade escolar vivenciada pelos discentes pibidianos/as e para registrarmos os resultados e impressões destes, sobre a prática exercida, sobre a escola e os desafios que se apresentam ao trabalho docente. Os principais resultados apontam para um envolvimento e participação efetiva das crianças nas atividades propostas, bem como, dos discentes do curso de Pedagogia e dos supervisores das escolas em conjunto com a coordenação de área, ao desenvolverem uma prática educativa baseada nos círculos de cultura de Paulo Freire e ao trazerem as cartas pedagógicas como elemento fundamental para as reflexões sobre a iniciação à docência"
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1201_TB390_30112023084640.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA DO SOCORRO CORRÊA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana.pacheco@ufra.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103002
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "“AS HISTÓRIAS DE NÓS TODOS” POR CÍRCULOS DE CULTURA: EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PROVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E GOSTO PELAS HISTÓRIAS."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a proposta desenvolvida pelo Sub-projeto PIBID/Pedagogia, vinculado a Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém. O projeto foi pensado com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de práticas educativas de leitura e escrita, através dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire, tendo como eixo temático “As Histórias de nós todos” que visa uma formação ética e estética que valorize os saberes, os brincares das crianças da cultura amazônica, num processo que possibilite às crianças falarem sobre si, sobre os seus lugares, suas histórias e culturas. O projeto também está sendo desenvolvido para possibilitar múltiplas experiências alfabetizadoras nas crianças do ensino fundamental das 03 escolas púbicas estaduais participantes do programa, a metodologia de trabalho envolve encontros de estudos sobre os referenciais que orientam a proposta, oficinas sobre círculos de cultura em uma perspectiva freireana, para que dessa forma, promovam a leitura do mundo, a leitura da palavra e o gosto pelas histórias. Além dessas atividades, também inspiradas em Paulo Freire, fomentamos a utilização da escrita de cartas pedagógicas pelos discentes envolvidos no referido programa, para suscitar diálogos e reflexões sobre a realidade escolar vivenciada pelos discentes pibidianos/as e para registrarmos os resultados e impressões destes, sobre a prática exercida, sobre a escola e os desafios que se apresentam ao trabalho docente. Os principais resultados apontam para um envolvimento e participação efetiva das crianças nas atividades propostas, bem como, dos discentes do curso de Pedagogia e dos supervisores das escolas em conjunto com a coordenação de área, ao desenvolverem uma prática educativa baseada nos círculos de cultura de Paulo Freire e ao trazerem as cartas pedagógicas como elemento fundamental para as reflexões sobre a iniciação à docência"
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1201_TB390_30112023084640.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA DO SOCORRO CORRÊA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana.pacheco@ufra.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta a proposta desenvolvida pelo Sub-projeto PIBID/Pedagogia, vinculado a Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém. O projeto foi pensado com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de práticas educativas de leitura e escrita, através dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire, tendo como eixo temático “As Histórias de nós todos” que visa uma formação ética e estética que valorize os saberes, os brincares das crianças da cultura amazônica, num processo que possibilite às crianças falarem sobre si, sobre os seus lugares, suas histórias e culturas. O projeto também está sendo desenvolvido para possibilitar múltiplas experiências alfabetizadoras nas crianças do ensino fundamental das 03 escolas púbicas estaduais participantes do programa, a metodologia de trabalho envolve encontros de estudos sobre os referenciais que orientam a proposta, oficinas sobre círculos de cultura em uma perspectiva freireana, para que dessa forma, promovam a leitura do mundo, a leitura da palavra e o gosto pelas histórias. Além dessas atividades, também inspiradas em Paulo Freire, fomentamos a utilização da escrita de cartas pedagógicas pelos discentes envolvidos no referido programa, para suscitar diálogos e reflexões sobre a realidade escolar vivenciada pelos discentes pibidianos/as e para registrarmos os resultados e impressões destes, sobre a prática exercida, sobre a escola e os desafios que se apresentam ao trabalho docente. Os principais resultados apontam para um envolvimento e participação efetiva das crianças nas atividades propostas, bem como, dos discentes do curso de Pedagogia e dos supervisores das escolas em conjunto com a coordenação de área, ao desenvolverem uma prática educativa baseada nos círculos de cultura de Paulo Freire e ao trazerem as cartas pedagógicas como elemento fundamental para as reflexões sobre a iniciação à docência

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.