ANÁLISE DA PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO EM GUIA DE TURISMO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ-CAMPUS RESENDE)
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102966 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 346 "inscrito_id" => 3980 "titulo" => "ANÁLISE DA PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO EM GUIA DE TURISMO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ-CAMPUS RESENDE)" "resumo" => "Atualmente tem se observado um aumento no número de cursos cujos planos pedagógicos se voltam para a integração dos conteúdos e para uma formação integral, onde a cidadania ocupa um lugar de destaque, juntamente com a preparação para o mercado de trabalho. A importância de temas voltados à formação cidadã juntamente com o diálogo entre teoria e prática, buscam conectar os temas estudados com a realidade do aluno, além de contribuir para uma sociedade mais diversa e mais tolerante. Neste sentido, o presente trabalho partiu, de um lado, da necessidade de se averiguar a existência dessas relações no curso de Guia de Turismo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Resende) e, de outro, de servir como ferramenta de aprendizado para a observação ativa dos residentes do projeto de Residência pedagógica do curso de licenciatura em Turismo do CEDERJ/UFRRJ. Entre as ações que envolvem a metodologia da pesquisa pode-se destacar uma pesquisa quantitativa/quantitativa, que foi realizada com o número máximo de alunos egressos que se dispuseram a responder o questionário; e uma análise minuciosa do PC (plano de curso) com o objetivo de identificar as relações entre a proposta político-pedagógica na teoria e a relação professor-aluno a partir da observação da prática docente na prática. Os resultados apontam para um Plano de Curso que se refere de forma recorrente a questões relacionadas à autonomia, inclusão e ‘integração dos temas vistos nas diferentes disciplinas”." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3980_TB346_29082023215314.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DE OLIVEIRA VIDAL" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "celovidal@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102966 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 346 "inscrito_id" => 3980 "titulo" => "ANÁLISE DA PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO EM GUIA DE TURISMO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ-CAMPUS RESENDE)" "resumo" => "Atualmente tem se observado um aumento no número de cursos cujos planos pedagógicos se voltam para a integração dos conteúdos e para uma formação integral, onde a cidadania ocupa um lugar de destaque, juntamente com a preparação para o mercado de trabalho. A importância de temas voltados à formação cidadã juntamente com o diálogo entre teoria e prática, buscam conectar os temas estudados com a realidade do aluno, além de contribuir para uma sociedade mais diversa e mais tolerante. Neste sentido, o presente trabalho partiu, de um lado, da necessidade de se averiguar a existência dessas relações no curso de Guia de Turismo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Resende) e, de outro, de servir como ferramenta de aprendizado para a observação ativa dos residentes do projeto de Residência pedagógica do curso de licenciatura em Turismo do CEDERJ/UFRRJ. Entre as ações que envolvem a metodologia da pesquisa pode-se destacar uma pesquisa quantitativa/quantitativa, que foi realizada com o número máximo de alunos egressos que se dispuseram a responder o questionário; e uma análise minuciosa do PC (plano de curso) com o objetivo de identificar as relações entre a proposta político-pedagógica na teoria e a relação professor-aluno a partir da observação da prática docente na prática. Os resultados apontam para um Plano de Curso que se refere de forma recorrente a questões relacionadas à autonomia, inclusão e ‘integração dos temas vistos nas diferentes disciplinas”." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3980_TB346_29082023215314.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DE OLIVEIRA VIDAL" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "celovidal@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }