Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: GESTÃO PARTICIPATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102935
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: GESTÃO PARTICIPATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa de formação de professores que visa integrar teoria e prática de ensino nos cursos de licenciatura, por meio da vivência dos licenciandos em escolas de Educação Básica. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de gestão participativa com auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), aplicado a um subprojeto do PRP vinculado a um curso de Licenciatura em Ciências Naturais de uma universidade pública federal, e desenvolvido em escolas das redes de educação municipal e estadual da cidade de Imperatriz-MA. As atividades do subprojeto foram realizadas sob princípios pedagógicos freireanos e fundamentos teórico-metodológicos da Pesquisa Participante. Destacam-se como principais resultados das ações do subprojeto: a realização de três oficinas pedagógicas na modalidade híbrida, através do Google Meet e integradas à Plataforma Google Classroom, bem como ações informacionais mediadas por grupos de WhatsApp, que permearam uma comunicação rápida e eficiente entre todos os integrantes do subprojeto."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1019_TB312_14112023154910.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO NERES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "antonio.neres@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102935
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: GESTÃO PARTICIPATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa de formação de professores que visa integrar teoria e prática de ensino nos cursos de licenciatura, por meio da vivência dos licenciandos em escolas de Educação Básica. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de gestão participativa com auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), aplicado a um subprojeto do PRP vinculado a um curso de Licenciatura em Ciências Naturais de uma universidade pública federal, e desenvolvido em escolas das redes de educação municipal e estadual da cidade de Imperatriz-MA. As atividades do subprojeto foram realizadas sob princípios pedagógicos freireanos e fundamentos teórico-metodológicos da Pesquisa Participante. Destacam-se como principais resultados das ações do subprojeto: a realização de três oficinas pedagógicas na modalidade híbrida, através do Google Meet e integradas à Plataforma Google Classroom, bem como ações informacionais mediadas por grupos de WhatsApp, que permearam uma comunicação rápida e eficiente entre todos os integrantes do subprojeto."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1019_TB312_14112023154910.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO NERES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "antonio.neres@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa de formação de professores que visa integrar teoria e prática de ensino nos cursos de licenciatura, por meio da vivência dos licenciandos em escolas de Educação Básica. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de gestão participativa com auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), aplicado a um subprojeto do PRP vinculado a um curso de Licenciatura em Ciências Naturais de uma universidade pública federal, e desenvolvido em escolas das redes de educação municipal e estadual da cidade de Imperatriz-MA. As atividades do subprojeto foram realizadas sob princípios pedagógicos freireanos e fundamentos teórico-metodológicos da Pesquisa Participante. Destacam-se como principais resultados das ações do subprojeto: a realização de três oficinas pedagógicas na modalidade híbrida, através do Google Meet e integradas à Plataforma Google Classroom, bem como ações informacionais mediadas por grupos de WhatsApp, que permearam uma comunicação rápida e eficiente entre todos os integrantes do subprojeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.