SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR GEOGRAFIA/BIOLOGIA DO IFBAIANO, CAMPUS SANTA INÊS-BA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PIBID PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104519 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2146 "inscrito_id" => 6322 "titulo" => "SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR GEOGRAFIA/BIOLOGIA DO IFBAIANO, CAMPUS SANTA INÊS-BA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PIBID PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão através de relatos com as vivências e práticas experienciadas por meio do Pibid, no âmbito do subprojeto Interdisciplinar II de Geografia e Ciências Biológicas/Biologia do Campus Santa Inês. Para tanto, buscamos demonstrar a importância das atividades, desenvolvidas com a supervisora e com os alunos do ensino médio, sobre temas diversos e conteúdos que articulam o conhecimento geográficos no Colégio Antônio Felipe Evangelista Neto. A metodologia adotada foi a observação direta e reflexões sobre a experiência vivida, tanto a partir dos encontros, como os planejamentos coletivos realizados semanalmente com a supervisora e os acompanhamentos de atividades pedagógicas. Diante isso, construímos os relatos de experiência elucidando como processos construídos foram significativos e transformadores em nossa jornada. Os resultados demonstram o PIBID como de fundamental importância na formação inicial de docentes, visto que propicia uma noção ampla uma realidade e da prática cotidiana do trabalho docente, contribuindo efetivamente na melhoria do ensino-aprendizagem em Geografia.Podemos considerar, desta maneira, o PIBID como um programa essencial na formação inicial do professor, construindo um caminho profissional através de conhecimentos que foram construídos com a experiência." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6322_TB2146_20112023123559.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DOS SANTOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "liabarreto2003@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104519 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2146 "inscrito_id" => 6322 "titulo" => "SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR GEOGRAFIA/BIOLOGIA DO IFBAIANO, CAMPUS SANTA INÊS-BA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PIBID PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão através de relatos com as vivências e práticas experienciadas por meio do Pibid, no âmbito do subprojeto Interdisciplinar II de Geografia e Ciências Biológicas/Biologia do Campus Santa Inês. Para tanto, buscamos demonstrar a importância das atividades, desenvolvidas com a supervisora e com os alunos do ensino médio, sobre temas diversos e conteúdos que articulam o conhecimento geográficos no Colégio Antônio Felipe Evangelista Neto. A metodologia adotada foi a observação direta e reflexões sobre a experiência vivida, tanto a partir dos encontros, como os planejamentos coletivos realizados semanalmente com a supervisora e os acompanhamentos de atividades pedagógicas. Diante isso, construímos os relatos de experiência elucidando como processos construídos foram significativos e transformadores em nossa jornada. Os resultados demonstram o PIBID como de fundamental importância na formação inicial de docentes, visto que propicia uma noção ampla uma realidade e da prática cotidiana do trabalho docente, contribuindo efetivamente na melhoria do ensino-aprendizagem em Geografia.Podemos considerar, desta maneira, o PIBID como um programa essencial na formação inicial do professor, construindo um caminho profissional através de conhecimentos que foram construídos com a experiência." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6322_TB2146_20112023123559.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DOS SANTOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "liabarreto2003@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }