EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO ESCOLAR COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: RELATO SOBRE O CONTEXTO SOCIAL, ESPAÇO E TEMPO NA ESCOLA PÚBLICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103288 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 717 "inscrito_id" => 6535 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO ESCOLAR COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: RELATO SOBRE O CONTEXTO SOCIAL, ESPAÇO E TEMPO NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, oportuniza a vivência em sala de aula para estudantes de licenciatura contribuindo para a formação. Vinculado ao curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, as atividades foram iniciadas em novembro de 2022, que se constituíram na universidade em reuniões de planejamento, estudo de livros e textos, além de outras atividades formativas; e nas escolas idas semanais para observação, planejamento e aplicação de planos de aula. O trabalho objetiva relatar as atividades que ocorreram no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, localizado no bairro Sítio Cercado em Curitiba partindo da questão: como a imersão no espaço-tempo escolar contribui para formação de professores? Semanalmente foram realizadas observações focando na organização de estratégias pedagógicas. As atividades aconteceram em duas etapas: a observação participante das aulas de Geografia e realização de uma intervenção. Na observação, fez-se um estudo do Projeto Político Pedagógico e contexto geográfico e social da escola, seguido do acompanhamento das aulas da professora preceptora. Nesse acompanhamento, foi usado diário, fotos e vídeos para registrar atividades. A partir das observações foi feita uma intervenção em cinco turmas de 8º ano sobre “Desenvolvimento no continente americano”, usando fotos e mapa, tendo como produto um questionário e um mapa da América produzido com colagens. Esta intervenção estimulou a percepção geográfica sobre os diferentes níveis de desenvolvimento. Consideramos que essas experiências aproximaram a universidade da compreensão do docência nas dimensões didáticas, pedagógicas e sociais. Projetos como esse aprofundam vínculos com a realidade de estudantes, professores e comunidade escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6535_TB717_31082023004038.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DUARTE DALMOLIN" "autor_nome_curto" => "Adriano Duarte" "autor_email" => "adrianoddalmolin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103288 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 717 "inscrito_id" => 6535 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO ESCOLAR COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: RELATO SOBRE O CONTEXTO SOCIAL, ESPAÇO E TEMPO NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, oportuniza a vivência em sala de aula para estudantes de licenciatura contribuindo para a formação. Vinculado ao curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, as atividades foram iniciadas em novembro de 2022, que se constituíram na universidade em reuniões de planejamento, estudo de livros e textos, além de outras atividades formativas; e nas escolas idas semanais para observação, planejamento e aplicação de planos de aula. O trabalho objetiva relatar as atividades que ocorreram no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, localizado no bairro Sítio Cercado em Curitiba partindo da questão: como a imersão no espaço-tempo escolar contribui para formação de professores? Semanalmente foram realizadas observações focando na organização de estratégias pedagógicas. As atividades aconteceram em duas etapas: a observação participante das aulas de Geografia e realização de uma intervenção. Na observação, fez-se um estudo do Projeto Político Pedagógico e contexto geográfico e social da escola, seguido do acompanhamento das aulas da professora preceptora. Nesse acompanhamento, foi usado diário, fotos e vídeos para registrar atividades. A partir das observações foi feita uma intervenção em cinco turmas de 8º ano sobre “Desenvolvimento no continente americano”, usando fotos e mapa, tendo como produto um questionário e um mapa da América produzido com colagens. Esta intervenção estimulou a percepção geográfica sobre os diferentes níveis de desenvolvimento. Consideramos que essas experiências aproximaram a universidade da compreensão do docência nas dimensões didáticas, pedagógicas e sociais. Projetos como esse aprofundam vínculos com a realidade de estudantes, professores e comunidade escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6535_TB717_31082023004038.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DUARTE DALMOLIN" "autor_nome_curto" => "Adriano Duarte" "autor_email" => "adrianoddalmolin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }